Anosmia e ageusia

por | set 21, 2022 | Textos | 260 Comentários

Como a COVID-19 provoca a perda de olfato e do paladar? 

    Quem teve COVID-19, provavelmente apresentou perda do olfato ou a perda do paladar. Caso não tenham sentido esses sintomas, possivelmente conhece alguém que tenha apresentado tais sintomas.  Mas, afinal, o que é a perda de olfato e de paladar? Como ela se desenvolve? E como fazemos para nos curar?

Giulia Bonafé e João Gabriel de Q. Manrique

   

    A anosmia e a ageusia são, respectivamente, a perda total do olfato e do paladar. No entanto, existem “graus” de intensidade dessa perda. Ou seja, enquanto a anosmia é a perda total do olfato, a hiposmia é a perda parcial do olfato e a parosmia é uma disfunção olfatória. A ageusia se comporta de maneira análoga, sendo esta a perda total do paladar, a hipogeusia, a perda parcial do paladar e a disgeusia é uma alteração da gustação.

    Vale a pena ressaltar, também, que como o olfato está diretamente relacionado à percepção do paladar, a pessoa que sofre de anosmia, comumente, tem dificuldade de diferenciar sabores,  apesar de ainda conseguir diferenciar o que é doce, salgado, azedo ou amargo.

    A anosmia parcial é considerada a forma mais comum de disfunção olfatória, estando relacionada a gripes, resfriados e até mesmo alergias. Por outro lado, a anosmia permanente acontece devido a lesões definitivas nos nervos olfativos e alterações nervosas, devido a infecções graves que acometem o nariz. Como em casos graves de COVID-19, por exemplo.

    A relação entre o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, e da perda do olfato e do paladar é direta; sendo esse um dos principais sintomas para o diagnóstico. Geralmente, o diagnóstico da anosmia é feito pelo clínico geral ou pelo otorrinolaringologia por meio de exames. Conforme o especialista  Dr. Percival Mitsumasa Suzuki, médico cardiologista da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (campus de Sorocaba) descreve:

    “Para tratar esse problema, deve-se tratar o agente causador, no caso da COVID, o vírus SARS-COV-2, como uso de vacinas, de medicamentos à base de corticoides, antialérgicos, antiinflamatórios e cuidados gerais. Lembrar que para as doenças causadas por vírus, o seu combate é dado pelo sistema imunológico, e que esses medicamentos apenas atenuam sintomas e estimulam o sistema imunológico, no caso das vacinas.

    Tanto a anosmia quanto a agusia são consequências do ataque do vírus às células sensoriais da língua e da mucosa nasal.Com isso, mesmo combatendo-se a COVID, esses sintomas podem perdurar por meses, dependendo da regeneração celular em cada uma das localidades. Na língua, a regeneração celular é mais rápida e na mucosa nasal é mais lenta, por isso, normalmente a anosmia perdura por mais tempo.  

    No caso mais comum da COVID, que é o comprometimento direto das células da língua e da mucosa nasal, os quadros de perdas do olfato e do paladar são transitórios. Porém, a COVID também compromete o Sistema Nervoso Central e, se esse comprometimento pegar áreas específicas do cérebro ligadas ao olfato e ao paladar, essa perda pode ser mais duradoura e talvez permanente. Não nos esqueçamos que o vírus da COVID é um vírus novo que ainda está sendo estudado e muita coisa ainda será descoberta. 

    A minha impressão é que as doenças virais serão determinantes no comportamento das pessoas ao longo dos próximos anos e décadas. Isso porque o comportamento humano é o fator decisivo na proliferação dessas doenças, que conseguem atingir toda a humanidade em questão de semanas, pegando todo o sistema imunológico despreparado em todos os povos, causando pandemias com milhões de mortes e isso é assustador.”

Fonte: FRIED (2021)

    Para os tratamentos, é importante ter em mente que o ideal é fazer um acompanhamento com um profissional especialista, nesse caso, um acompanhamento médico de um otorrinolaringologia é o mais profícuo.

    O tratamento varia de acordo com a causa. Nos casos mais comuns de anosmia causada por gripes, resfriados ou alergia, é recomendado o repouso, hidratação e uso de anti-histamínicos, descongestionantes nasais ou corticoides para diminuir os sintomas, os quais estressam o indivíduo.Em casos graves o médico poderá encaminhar o paciente para uma consulta com outros especialistas, como por exemplo, um neurologista, a fim de tratar a causa de forma mais adequada, ou até mesmo fazer uma intervenção cirúrgica reconstrutiva do epitélio nasal.

    Outra solução viável para os casos de anosmia é o tratamento caseiro com o acompanhamento da otorrinolaringologia, que consiste em sentir o cheiro de substâncias que tem em sua casa. Como exemplo, cravo, mel, canela, pasta de dente, café, etc… O intuito desse tratamento é estimular as células olfatórias e neurais para o recondicionamento celular específico. 

   

    Portanto, anosmia e ageusia são tratados de acordo com sua intensidade e  com o  paciente, cada um recebendo um tratamento específico para sua enfermidade. 

    Vale ressaltar, também, que apenas 4% da população que tiveram casos intermediários a graves perderam o olfato e o paladar permanente. Contudo, pode se dizer que, apesar de ser um assunto muito comentado, apresenta um baixo percentual de casos permanentes.

   

Referências: 

https://saude.abril.com.br/medicina/covid-19-por-que-a-perda-de-olfato-acontece-e-como-tratar/

https://www.tuasaude.com/disgeusia/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/sintomas-de-dist%C3%BArbios-do-nariz-e-da-garganta/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-dist%C3%BArbios-do-olfato-e-do-paladar

https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/04/cirurgia-pioneira-trata-perda-de-olfato-causada-pela-covid-19 

https://docs.google.com/document/d/1oWjHnIGrAoVCSQJdTdgCyar8oCEQjLKrMTFJO0QzNR4/edit?usp=drivesdk

260 Comentários

  1. Eduby

    Dell 20 inch

    Responder
  2. royez69

    22 Inch LG Flatron

    Responder
  3. MichaelSes

    Fujitsu Siemens 19P2

    Responder
  4. JamesSmers

    AOC17

    Responder
  5. leael11

    22 inch Acer P221W

    Responder
  6. mi2

    LG flatron f900p

    Responder
  7. Edwardhoaks

    Samsung 957p

    Responder
  8. rix

    22 inch Acer P221W

    Responder
  9. Eduby

    Compaq p110 21

    Responder
  10. fayig16

    22 inch Acer P221W

    Responder
  11. JasonMem

    IBM lort D

    Responder
  12. MichaelBiape

    AOC17

    Responder
  13. Eduby

    Fujitsu Siemens 19P2

    Responder
  14. MichaelVinna

    Nethouse 2000

    Responder
  15. Morgandow

    IBM lort D

    Responder
  16. Eduby

    Samsung 900SL plus

    Responder
  17. sb60

    Fujitsu Siemens 19P2

    Responder
  18. ThomasRen

    Nethouse 2000

    Responder
  19. el16

    Fujitsu Siemens 19P2

    Responder
  20. ee60

    IBM lort D

    Responder
  21. Rachelfauck

    22 Inch LG Flatron

    Responder
  22. odota

    Samsung 900SL plus

    Responder
  23. gf18

    Nethouse 2000

    Responder
  24. billql4

    Fujitsu Siemens 19P2

    Responder
  25. gopbmg

    Samsung 900SL plus

    Responder
  26. Andrewgergo

    Nethouse 2000

    Responder
  27. Mycle

    Samsung 900SL plus

    Responder
  28. uo18

    109B Philips

    Responder
  29. Serghhc

    22 Inch LG Flatron

    Responder
  30. RobertNaB

    Compaq p110 21

    Responder
  31. Sergovz

    22 Inch LG Flatron

    Responder
  32. dulge

    Viewsonic TFT

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content