Geografia – e eu com isso?

“Ah, é aquilo de desenhar mapa, não é?”. E talvez essa seja uma das perguntas que mais ouvimos quando falamos que somos geógrafos. Ou ainda, “ah, você vai ser professor então?”, também ouvimos quando falamos que fazemos graduação em Geografia. Quando na verdade é tudo isso e mais um pouco, para não dizer que no fundo não é nada disso, ou não é nada parecido com o que geralmente se acredita que fazemos, enquanto geógrafos. Então, o que é que vem a ser essa Geografia que é feita nas escolas ou nas universidades e o que você tem a ver com ela? Podemos dizer que todos nós temos tudo a ver com Geografia mas, para entender o que isso significa, vamos com calma.

Geografia é uma disciplina, é uma ciência, é uma arte, é um pensamento, é um modo de entender o mundo. Existe a geografia física, a geografia humana, a geografia cultural, a geografia crítica, e tantas outras geografias de modo que citar todas elas faria com que essa postagem ficasse gigantesca. Porém, mesmo com toda essa variedade uma coisa é comum a todas elas, e é essa coisa que queremos mostrar aqui.

Comumente ouvimos de que a Geografia é uma palavra grega em que “geo” significa “terra” e “grafia” significa “escrita”, e então teríamos “a escrita ou a descrição da terra”. Mas não é bem assim que funciona. Mesmo que seu início tenta sido marcado pela descrição dos lugares por filósofos, viajantes e aventureiros, essas descrições não eram desprovidas de sentido. Não apenas na Geografia, como em qualquer outra área do saber, essa “descrição da terra” tinha, e até hoje tem, o objetivo de auxiliar o homem a compreender a terra, a entender seus processos.

A Geografia como um campo do conhecimento está preocupada com a relação que o homem tem com a terra e com a Terra. Uma é a Terra enquanto planeta e a outra é a terra enquanto o chão sobre o qual construímos a vida humana. E é por isso que o nome do nosso blog é “Ser na Terra”. Uma discussão não exclui a outra e na verdade essas (T)terras estão ligadas de modo que não há como não falar do chão que pisamos sem falar de nosso planeta.

Considerada uma ciência complexa por lidar com as relações que se estabelecem sobre a superfície da Terra, a Geografia está envolvida nas mais diversas discussões, como economia, antropologia, sociologia, filosofia, psicologia, engenharias e muitos outros campos do conhecimento, seja em seus aspectos puramente materiais ou humanos. Isso nos leva a considerar que ela seja uma ciência interdisciplinar, onde várias são as áreas que conseguem comungar de problemas essencialmente geográficos, propondo soluções adequadas para cada questão que surge.

Ainda não conseguiu ver o que você tem a ver com Geografia? Bom, quando alguém diz que não se pode plantar qualquer semente quando a lua é minguante que ela não irá germinar, isso é geografia! Por que falamos de plantas e terra, semente e germinação? Porque em nossa condição humana, comemos aquilo que brota da terra. Aquilo que cultivamos em sua superfície, e esse cultivo nos faz ter experiência com a terra e é esse conhecimento, geográfico, que nos possibilita melhorar essa condição.

E quando você quer fazer aquela viagem de fim de semana e vai dar uma olhada na previsão do tempo? Isso é geografia! Entendendo as dinâmicas do clima da Terra podemos nos planejar e agir sem nos atrapalhar com as surpresas do tempo. Ou ainda, já que estamos falando de clima, quando discutimos as mudanças climáticas pelas quais o planeta está passando, isso é geografia! Pois a partir dessa discussão por exemplo, podemos perceber em que medida e de que maneira a ação humana sobre a natureza está trazendo consequências positivas ou negativas para a própria humanidade. E se é graças à Terra que comemos, qual é o sentido de poluirmos a Terra, sendo que é a partir dela que estamos vivos?

Nossa existência está intrinsecamente ligada à existência do nosso planeta, do nosso chão. Sem essa condição, morreríamos todos e não haveria próximas gerações. Estaríamos de uma vez por todas, extintos. E não apenas nós. Antes de nós, toda a vida da Terra estaria condenada até que algum dia o planeta se reestruturasse e tivesse novamente condição de abrigar a vida.

Pensando que cuidar do planeta Terra seja uma responsabilidade de todos nós, que a habitamos e dependemos dela, a Geografia tem tudo a ver com todos! O pensamento geográfico é aquele que nos convida a desenvolver a consciência de quem somos, de onde estamos e o que devemos fazer para viver bem.

“Mas, e aquilo de desenhar mapa?”, ou, “mas você não é professor?”, você pergunta. Sim, somos geógrafos, professores e confeccionamos mapas. Mas esses são assuntos para outra postagem.

As ideias surgiram daqui:

COSTA, F. R. da; ROCHA, M.M.. Geografia: conceitos e paradigmas – apontamentos preliminares. Revisa GEOMAE, Campo Mourão, PR, vol.1, n.2, pp. 25 – 56, 2010.

Para mais informações, veja esses links:

Escritos sobre Educação e Geografia

A Terra é um ser vivo

Sobre Henrique Moreira Neto 1 Artigo
Oi! Tudo bem? Eu sou Henrique, geógrafo e mestrando em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Trabalho com a abordagem fenomenológica em Geografia, pautada na experiência cotidiana das pessoas em seus lugares. Faço pesquisas paralelas em Filosofia da Ciência, História e Epistemologia da Geografia, Filosofia e Psicologia, Biologia Cultural e Neurociência, Cibercultura e Robótica, Biopunk e Biohacking, no que tange as transformações e implicações ontológicas que esses campos provocam na relação do homem com ele mesmo, com os outros e com a Terra.

Seu e-mail não será publicado.