A educação é um processo onde ocorre o encontro de ideias e troca de saberes. Ela é um dos pilares estruturantes para formação de cidadãos conscientes capazes de resolver conflitos evitando impactar negativamente o meio ambiente que cercam nossa rica e vasta biodiversidade. A seção Educação para além-mar resgata projetos educacionais que valorizam saberes tradicionais e saberes científicos para a promoção da cultura oceânica. Um compromisso para promover a conscientização marinha, por meio de propostas educativas que abordem a causa oceânica e assim inspirar as futuras gerações a um maior cuidado e compreensão sobre o oceano.

Contamos com 3 publicações desta seção sobre dois projetos educacionais distintos, o primeiro é um coletivo da Unifesp que se mobilizou para levar a alfabetização científica e metodologias ativas sobre a Ciência Oceânica em espaços de ensino de todo Brasil. O segundo é um grupo de pesquisadores que realizou intervenção em escola indígena buscando valorizar os saberes populares sobre o manguezal, ecossistema fundamental para a subsistência da comunidade.

Desenvolvemos as publicações no formato de cards e uma no formato de Mini-podcast.

Post no formato de card

Para proteger os manguezais foi criado um projeto de educação ambiental que promoveu ações e intervenções para sensibilizar os estudantes da Escola Indígena Tremembé Maria Venância e valorizar os conhecimentos tradicionais dos indígenas mais velhos da tribo, a partir de entrevistas sobre as percepções deles acerca do manguezal no passado e no presente.

Para impulsionar uma onda de compartilhamento de projetos educacionais, pensamos em criar essa seção com o intuito de reunir ações, ideias e trocas que busquem alcançar a cultura oceânica cada vez mais longe, para além-mar.

Post no formato de Mini-Podcast

Como forma de encerrar esse primeiro ciclo do Projeto, as escolas vão contar como foi o processo de construção do Desafio Oceano na Educação, suas contribuições e dificuldades. Todos os depoimentos das escolas serão compilados em um livro que depois ficará disponível de forma gratuita e online no site do Maré de Ciências. A previsão de lançamento do livro é entre abril e maio de 2021.

Se você é professor, aluno ou apaixonado pela educação e quiser contribuir com materiais pertinentes para essa seção, nos envie mensagem pelo direct do Instagram @blogumoceano ou para o email blogumoceano@gmail.com