Sobre o Autor

Meu nome é Gustavo Mockaitis, sou cientista e professor da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP). Tenho muito interesse em ciência e tecnologia desde quando eu era uma criança. Atualmente leciono Fundamentos de Microbiologia e Metodologia Científica para o curso de graduação, e Processos de Transformação de Biomassa em Biocombustíveis para a pós-graduação. Sou coordenador do BIOMA – Laboratório de Biotecnologia para Bioenergia e Meio Ambiente e do GBMA – Grupo Interdisciplinar de Biotecnologia na Agricultura e no Meio Ambiente. Nosso grupo atua principalmente na valorização de resíduos por meio dos processos biotecnológicos para a obtenção de produtos com valor agregado como biogás, biometano, ácidos orgânicos e álcoois.

Tenho muito interesse em divulgação científica, mas essa não é minha função principal. Meu foco principal é pesquisa básica e aplicada, mas entendo a importância da educação científica e no trabalho de tornar os conceitos e conhecimentos que produzimos em nosso grupo de pesquisa mais acessíveis ao público em geral. Também entendo que o diálogo com a imprensa é fundamental para o avanço científico e tecnológico. Este blog é uma iniciativa de tentar tornar nosso trabalho mais aberto.