Despreparo dos municípios brasileiros para eventos climáticos extremos inclui alertas ignorados

13 de maio de 2024 Jaqueline Nichi 0

Eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e intensos não são uma novidade, e deixam evidente a urgência de medidas eficazes para mitigar seus impactos. No entanto, um recente levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que a maioria das administrações municipais brasileiras ainda está despreparada para lidar com tais desastres.

Em busca de uma nova era geológica: ainda não chegamos ao Antropoceno

17 de abril de 2024 Jaqueline Nichi 0

Ao longo dos últimos anos, cientistas têm argumentado que o Antropoceno, uma era definida pelo impacto humano significativo nas condições geológicas do planeta, merece seu próprio lugar na escala de tempo geológico. No entanto, o recente voto de um comitê de especialistas, decidindo contra a proposta, revela que a questão não é simplesmente uma matéria de reconhecimento científico, mas também envolve interpretações sobre quando exatamente essa era começou.

dengue + emergência climática = caos na saúde pública

21 de março de 2024 Jaqueline Nichi 0

O aumento constante das temperaturas globais e brasileiras desde o início do século proporcionou um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti. Sob temperaturas superiores a 30 °C, as fêmeas do mosquito têm um aumento significativo na produção de ovos e no ciclo de vida. Esse fenômeno é exacerbado pela emergência climática, intensifica os desafios atuais. Com uma densidade populacional muito superior e uma infraestrutura urbana menos coesa, a disseminação da dengue alastra-se rapidamente, especialmente com as conexões regionais, estaduais e internacionais cada vez mais intensas.