O acesso a água potável é um direito humano essencial

Balde com água que se apoia em solo árido. CDF - Ciência de Fato. 22 de março. Dia Mundial da Água

Lavar as mãos com água e sabão. Esse é um método importante na prevenção de diversas doenças, mas para ele seja eficaz, é necessário que a água usada seja limpa e muitas pessoas ainda não tem acesso a esse direito

O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial reconhecido pela ONU como “condição para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos” (Resolução 64/A/RES/64/292, de 28.07.2010). Assegurar esse direito é importante e significa que, entre outras coisas,  “o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito legal, e não um bem ou serviço providenciado a título de caridade” (ONU). 

Usada para as diversas atividades humanas, a água potável é importante para a saúde pública, especialmente no que se refere ao processo de prevenção de doenças. 

Apesar de o Brasil abrigar 12% de toda água doce do mundo, a cobertura de acesso a essa água ainda não é realidade para uma parcela da população. De acordo com os dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em 2021, a média brasileira do Índice de atendimento total de água foi de 84,2%. Ela corresponde a cerca de 177 milhões de habitantes atendidos de uma população estimada em 213,3 milhões de habitantes. 

índice de atendimento total de água. População total atendida 177 milhões. Média do Brasil 84,2%. Imagem do mapa do Brasil em que são indicadas as médias por região brasileira. Norte 60%, Nordeste 74,7%, Centro-Oeste 89,9%, Sudeste 91,5% e Sul 91,4%. Fonte Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional.
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Disponível em https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/saneamento/snis/painel/ab. Acesso em 21 mar. 2023.

 

O que é água potável?

A água é considerada potável desde que seja adequada para o consumo humano, ou seja, que quando consumida não traga prejuízos à saúde. 

O planeta Terra – que deveria ser considerado o planeta água – tem 71% da sua superfície coberta por água. No entanto, apenas 2,5% dela é doce, ou seja, uma água em que o cloreto de sódio está ausente ou em baixa concentração, e que poderia ser mais facilmente tratável para ser usada para o consumo humano. Mas a limitação não para por aí. Nem toda essa água é de fácil acesso. Grande parte dela, 1,73%, está no estado sólido em calotas polares e geleiras. Dos restantes, 0,75% são águas subterrâneas e 0,02% encontram-se nos rios. Mas isso não quer dizer que a água encontrada lá é potável. Para ser considerada própria para o consumo humano, a água deve ser livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças. Nesse sentido, as características físico, químicas e biológicas são levadas em consideração. 

Água pura

Enquanto no nosso dia a dia convencionamos que a água pura é uma água que pode ser consumida, como sinônimo de água potável, na Química, água pura tem outro significado. 

Pura, vem ligada a ideia de substância, ou seja, em um recipiente de água pura teríamos apenas moléculas de água, sem outras espécies químicas. A água pura não é própria para o consumo. 

Para nos hidratarmos precisamos de uma solução que contenha moléculas de água, mas também sais dissolvidos. Só assim, nossas células ficam intactas e não estouram por conta do efeito osmótico. 

Saiba mais

BRASIL. Água no Mundo. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Disponível em https://www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cooperacao-internacional/agua-no-mundo. Acesso em 21 mar. 2023. 

Brasil. Diagnóstico Temático Serviços de Água e Esgoto. Disponível em https://arquivos-snis.mdr.gov.br/REPUBLICACAO_DIAGNOSTICO_TEMATICO_VISAO_GERAL_AE_SNIS_2022.pdf. Acesso em 21 mar. 2023. 

ONU. O Direito Humano à Água e Saneamento. Disponível em https://www.un.org/waterforlifedecade/pdf/human_right_to_water_and_sanitation_media_brief_por.pdf. Acesso em 21 de mar. 2023. 

 

 

Sobre Graciele Oliveira
Sou a Graciele. Mulher. Brasileira. Minha fala é uma mistura de sotaques. Minha cozinha uma mistura de sabores. Mãe cearense, pai mineiro, irmão são paulino. Bacharel em química e doutora em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica do IQ - USP. Especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. Apaixonada por bioenergética mitocondrial, bioquímica, química, física, astronomia e com uma queda por ciências exatas e biológicas em geral. Bem vindxs!

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*