Teste com saliva pode ser alternativa mais rápida e simples para Covid-19

Por João Pedro Broday Em agosto, o Brasil já acumula mais de 3 milhões de casos confirmados de Covid-19, sendo a grande maioria na região Sudeste. Todavia, persiste a alta subnotificação, visto que a testagem em massa não está sendo feita como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse cenário, um estudo realizado por…

Impactos psicossociais da pandemia são severos em profissionais da saúde

Por João Pedro Broday Segundo o Ministério da Saúde já são mais de 32 mil profissionais da saúde contaminados pelo novo coronavírus. Além dos impactos diretos da doença, os trabalhadores da linha de frente ao combate à doença são também os mais vulneráveis aos impactos na saúde mental.  Estudo realizado na Universidade Federal do Rio…

Identificada nova variação de febre maculosa

Por Carolina Medeiros Este ano, as regiões de Campinas e Piracicaba (SP) já registraram a morte de 19 pessoas por febre maculosa. O número corresponde à 54% dos casos da doença no estado, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da região. Em 2017, no Brasil, foram registrados 123 casos da doença, conforme aponta um…

Gigante na indústria têxtil mundial, Brasil desperdiça potencial de reciclagem de tecidos

A indústria têxtil brasileira é a terceira maior do mundo e produziu 170 mil toneladas de resíduos de tecidos, em 2014, por falta de reciclagem seletiva. No entanto, este volume de retalhos poderia ser reciclado, gerar renda e diminuir gastos de US$5,8 milhões na importação de resíduos equivalentes. “Há um mercado de resíduos têxtil que…

Novos apartamentos: do sonho à realidade cotidiana

Quem nunca folheou um panfleto com o sonho do apartamento próprio, com espaços  gourmet, áreas de lazer, conceitos de sustentabilidade, espaços verdes e qualidade de vida? A promessa, no entanto, está distante do cotidiano daqueles que fecham o negócio e mudam para essas habitações verticais. Artigo publicado na última edição da revista Ambiente Construído analisou…