Identificada nova variação de febre maculosa

Por Carolina Medeiros Este ano, as regiões de Campinas e Piracicaba (SP) já registraram a morte de 19 pessoas por febre maculosa. O número corresponde à 54% dos casos da doença no estado, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da região. Em 2017, no Brasil, foram registrados 123 casos da doença, conforme aponta um…

Gigante na indústria têxtil mundial, Brasil desperdiça potencial de reciclagem de tecidos

A indústria têxtil brasileira é a terceira maior do mundo e produziu 170 mil toneladas de resíduos de tecidos, em 2014, por falta de reciclagem seletiva. No entanto, este volume de retalhos poderia ser reciclado, gerar renda e diminuir gastos de US$5,8 milhões na importação de resíduos equivalentes. “Há um mercado de resíduos têxtil que…

Novos apartamentos: do sonho à realidade cotidiana

Quem nunca folheou um panfleto com o sonho do apartamento próprio, com espaços  gourmet, áreas de lazer, conceitos de sustentabilidade, espaços verdes e qualidade de vida? A promessa, no entanto, está distante do cotidiano daqueles que fecham o negócio e mudam para essas habitações verticais. Artigo publicado na última edição da revista Ambiente Construído analisou…

Alta incidência de doenças mentais em estudantes de medicina exige apoio de universidades

Eles serão os futuros médicos que vão cuidar da saúde da população, mas durante o período de formação os alunos de medicina apresentam prevalências de depressão e ansiedade acima da média da população. Uma revisão publicada na última edição da Revista Brasileira de Psiquiatria concluiu que as pesquisas sobre o tema nunca foram tão numerosas…

Espaço para melhorar a divulgação de revistas científicas SciELO-Brasil

Lançado em 2013 o Blog SciELO em Perspectiva tem sido um importante canal para o debate sobre editoração, produção científica, ética, cientometria e outros assuntos que podem ajudar editores, pareceristas e autores a melhorar a qualidade dos artigos e revistas científicas de acesso aberto no Brasil ou outros países que compõem a rede (Abel, 2014)….