Sobre

Clima de Tensão é um projeto de divulgação científica do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais e do Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp. O canal discute temas como mudanças climáticas, biodiversidade, energia e desastres ambientais. O blog é uma referência ao livro Clima de tensão: ação humana, biodiversidade e mudanças climáticas.

 

QUEM SOMOS

 

 

BIANCA

Antropóloga. Prêmio de melhor dissertação de mestrado.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente. Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Licenciada (2017) e Bacharela (2015) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência em Antropologia, atuando nas seguintes temáticas: antropologia da ciência, ambientalismo e natureza e cultura. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no Espírito Santo (GEPPEDES), no Programa de Extensão intitulado “Áreas protegidas e grandes projetos de desenvolvimento no horizonte de vivências das comunidades locais: os impactos socioambientais e seus desdobramentos”.

Contato: @bianca

 


CAROLINA

Engenheira ambiental e sanitarista.
Sou engenheira ambiental e sanitarista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016). Possuo mestrado em Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP, tendo como foco a Mineração de dados e Geotecnologias. Atualmente sou aluna de doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/UNICAMP). Também possuo experiência com pesquisa nas áreas de sensoriamento remoto.

CRIS ISIS

Bióloga e analista ambinetal do Ibama.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2005) e mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2012). É analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis desde 2005 e atualmente cursa o Doutorado em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM/ UNICAMP. Tem experiência na área de gestão dos recursos naturais, manejo de recursos pesqueiros e fauna silvestre, atuando principalmente nos seguintes temas: uso sustentável dos recursos naturais, conservação de biodiversidade e gestão ambiental.

Contato: http://lattes.cnpq.br/4956503887358816


DIEGO

Geógrafo e professor.

Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Rio Claro), onde foi bolsista de projeto de extensão universitária (PROEX) e de iniciação científica (FAPESP). Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas, onde foi bolsista FAPESP. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (Doutorado) na Universidade Estadual de Campinas e professor voluntário do curso popular pré-vestibular Colmeia. Tem interesse nas áreas de planejamento urbano e regional, dispersão urbana, mobilidade urbana e sustentável, política urbana, planejamento urbano, mudanças no uso e cobertura da terra

Contato: @diegogobbo


JANAINA WELLE

Cinema ambiental,  documentário e  antropologia visual.

Mestra em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e em Antropologia Visual pela Universidade de Barcelona (2008), possui especialização em Produção Executiva pela Escola de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (2011) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Integra o coletivo gestor da plataforma multimídia Sementeia (sementeia.org). Atua principalmente nos seguintes temas: cinema ambiental, documentário, meio ambiente, produção audiovisual e antropologia visual.

Contato: @janainawelle


LIGIA

Bióloga.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013) e mestrado profissional em Conservação da Fauna pelo convênio UFSCar/Fundação Parque Zoológico de São Paulo (2017). Participou do IIC-IPAM Brazil Summer Police Lab (2016), com o objetivo de desenvolver subsídios para políticas dirigidas à floresta amazônica brasileira e conservação de sua biodiversidade. Atualmente é doutoranda no Programa Ambiente e Sociedade pelo IFCH/Unicamp, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), no qual desenvolve pesquisa no campo de políticas públicas de mudanças climáticas e gênero. Tem experiência nas áreas de Biologia da Conservação, Ecologia, Mastozoologia, Geoprocessamento, Políticas Públicas e Legislação Ambiental.
Contato: @Ligia

MARCELO

Climatologia urbana, tecnologias de sensoriamento remoto, conforto ambiental e desempenho de edificações.

Doutorando em Ambiente e Sociedade na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, trabalha na linha de pesquisa Mudanças Ambientais Globais e Sustentabilidade, com tese intitulada “Modelagem numérica do campo térmico intra urbano acoplada a modelo regional de circulação da atmosfera”. Possui interesse nas áreas de climatologia urbana, tecnologias de sensoriamento remoto, conforto ambiental e desempenho de edificações. Mestre em Sistemas de Infraestrutura Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde pesquisou a relação entre parâmetros urbanísticos e variações microclimáticas intra-urbanas. Engenheiro Civil pela mesma instituição, com período sanduíche na University of Exeter – UK – através do programa Ciência Sem Fronteiras, possui também experiência profissional na área de fundações.

Instagram: @mrsoeira


MARCOS

Profissional de tecnologia de informação e comunicação.

Atualmente é profissional especializado em tecnologia da informação e comunicação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de desenvolvimento web, com ênfase em Divulgação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, internet, redes e mídias sociais e novas tecnologias de informação e comunicação.

Contato: www.nepam.unicamp.br


NIKLAS

Doutorando Em Ambiente e Sociedade (NEPAM) na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) pela UTFPR, Bachelor of Arts em Economia e Política da Ásia Oriental pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha (2015) com estadias de pesquisa na Universidade de Tongji, Xangai, China e Universidad Autónoma Metropolitana, Cidade do México. Experiência em Economia Institucional, Estudos de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Relações Internacionais com foco em Economia Política. Pesquisador do Studio Cities and Biodiversity (2015-2019) e Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial da UTFPR. Focos de pesquisa: arranjos institucionais de Pagamento por Serviços de Ambientais (PSA), desigualdade, economia institucional, políticas ambientais e sociais na China e na América Latina.

Twitter: @niklasweins


RAÍSSA

Engenheira ambiental

Doutoranda em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), área de concentração social. Possui mestrado em Engenharia Civil – área de concentração sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2015) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2013).Trabalhou como gestora ambiental (2014 – 2018) pela Superintendêcia Regional de Meio Ambiente do Alto São Francisco (SUPRAM-ASF), analisando processos de licenciamento ambiental e na fiscalização ambiental. Atualmente encontra-se licenciada do cargo público. Possui experiência nas áreas de saneamento básico, biochar e licenciamento ambiental.

Contato: http://lattes.cnpq.br/9782628833713562


ROMAITA

 

Contato: @romaitagujamo


 

QUEM COLABOROU?

Quer saber mais sobre nossos convidados ou entrar em contato com eles? Clique aqui