Você já reparou como a escolha de cores, formas e tipografia pode influenciar na mensagem que você quer transmitir?
Na comunicação online das redes (ou, como diria Santaella¹, na hipermídia) o texto, desenho e sons se mesclam, e perdem a definição de fronteiras. A “leitura” de uma postagem em uma plataforma social é uma experiência imersiva, não se desenvolve linearmente e no tempo, como a leitura da linguagem escrita².
Ao preparar um material para uma dessas redes, você pode inclusive se contradizer visualmente: trazer informações verbais que dizem uma coisa, mas a composição da peça completa (com seu plano de fundo, paleta e composição) dizer outra completamente diferente!
Na primeira postagem da nossa série EQD: Entendeu, ou quer que eu desenhe? de hoje, você vai ver na prática como essas escolhas fazem sim toda a diferença!
EQD#1 Escolhas visuais inadequadas causam informações conflitantes
E é por isso que dizemos que linguagem visual é uma parte essencial da mensagem. Não se trata apenas de senso estético, mas de comunicação.
Quem se comunica deve saber usar os elementos visuais de forma adequada para alcançar seu público e reduzir o ruído entre a informação que quer transmitir e o que vai ser entendido.
Referências
[1] Kawamura, Regina. Linguagens e novas tecnologias. In: Almeida, Maria José P.M. de; Silva, Henrique César da. (Orgs.). Linguagens, leituras e ensino de Ciência. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
[2] Santaella, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.
0 comentário