Nos dias 27 e 28 de Agosto de 2022, o Blogs de Ciência da Unicamp, em parceria com o Instituto Principia e a Rede ComCiência, promoveram o Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC), em São Paulo.

A primeira edição deste evento contou com 5 mesas, 5 grupos de trabalhos, 44 apresentações de posters e um total de 150 participantes, incluindo 22 convidados palestrantes, equipe de apoio e inscritos como ouvintes ou apresentadores de trabalhos. Além destes números, o evento produzirá 2 ebooks, um com os anais do evento e outro com artigos organizados a partir dos Grupos de Trabalho e artigos dos professores convidados.

Falar sobre o EBDC, todavia, não é apenas apontar os números do evento, ou relatar o que ocorreu em 2 dias. O Encontro foi organizado em muitas mãos, a partir de ideias inicialmente menores, de pessoas que queriam encontrar pessoas.

Um relatório de evento precisa desta história, tanto quanto (ou mais do que) os resultados e produtos finais.

Histórico

Ao longo dos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 tornou grande parte de nossas vidas – com mais ou menos privilégios e condições de permanência – encerrada em nossas casas. A Divulgação Científica, de um modo geral, atuou fortemente no combate à desinformação em redes sociais. Cientistas, comunicadores, artistas, ilustradores científicos formando parcerias para desenvolver conteúdos específicos para falar de muitos campos de conhecimento que tornavam mais palpável os enfrentamentos que tínhamos. 

A divulgação científica, evidentemente, não iniciara durante a pandemia. A história desta atuação é longa aqui no país. Todavia, há que se demarcar que o acontecimento recente obrigou-nos a compreender, a partir de outra magnitude de problemas e fenômenos sociais, naturais e culturais, que área científica alguma consegue suprir explicações totalizantes para nossas vivências. Ressalta-se que muitos projetos de divulgação científica aconteciam de forma isolada, mesmo com iniciativas de debates em momentos anteriores, que foram importantes para conhecer pessoas e formar parcerias.

Todavia, após 2 anos de acirrada pandemia, muitos eventos on line e parcerias firmadas de forma virtual, sem que integrantes novos de projetos tivessem conhecimento de quem eram as pessoas que estavam atuando junto, a partir de muitas iniciativas completamente novas (institucionais e independentes), parecia que era o momento de começar a planejar algo presencial com alguma segurança.

Assim, em Janeiro de 2022, a partir de tweets questionando sobre a intenção de promover um encontro entre parceiros de ideias e ideais dentro do campo da divulgação científica, um grupo de divulgadores do Blogs de Ciência da Unicamp, do Instituto Principia e de grupos independentes, fizeram uma reunião on line e, do intuito de promover um pequeno encontro para conhecer parceiros, nascia o EBDC.

O nome do evento, desde o princípio, foi formulado para que não se configurasse como um evento acadêmico formal – Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência – denominava que o objetivo primeiro era sobre pessoas que atuavam em um campo – e não apenas o campo em si. Traçado este perfil, também nos parecera fundamental pensar um espaço de trocas de experiência, de aprendizados e debates.

Ainda não sabíamos em que condições de segurança sanitária estaríamos. Sendo assim, o EBDC foi planejado para receber pessoas, promover diálogo, sem abandonar as preocupações concernentes ao momento que ainda estamos vivendo.

O espaço idealizado foi a sede do Instituto Principia. Inicialmente pela localização na capital do estado, facilitando a locomoção. Também pela estrutura que se tinha a pretensão de inaugurar até a data idealizada para o evento – final de agosto. 

Cientes de que não somos pioneiros em elaborar eventos para debater a divulgação científica, tampouco não teríamos como abranger tudo o que o campo de atuação necessita ser pensado, buscamos elaborar uma estrutura que simultaneamente acolhesse demandas recentes – como profissionalização de divulgadores científicos, promoção de parcerias e conhecimento de novos projetos – e falasse sobre questões emergentes – como teoria, prática, ética e atuação direta em ambientes presenciais e virtuais. Assim, ao longo de 8 meses, organizamos cuidadosamente um evento que tivesse alguns dos elementos anteriormente citados e, também, fosse representativo de diferentes regiões de nosso país e modos de atuação de divulgadores de ciência no Brasil.

A formulação do evento tinha como principal objetivo encontrar pessoas e provocar diálogos sobre a profissionalização da Divulgação Científica e do Divulgador de Ciência, com valorização do campo de atuação, suas relações independentes e/ou institucionais. Dessa forma, o evento foi estruturado com 3 tipos de atividades diferentes: mesas redondas, grupos de trabalho e apresentação de trabalhos.