Revista Pesquisa Fapesp – Reforma Energética

Revista Pesquisa Fapesp. Nesta edição da REVISTA FAPESP aparece este artigo sobre os trabalhos recentes relacionados ao uso de hidrogênio em células a combustível.

Os primeiros resultados que começam a aparecer no Brasil são importantes e quero registrar aqui um esforço considerável realizado nos anos de 2001–2002 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Nessa época coordenei um estudo que formatou as bases para muitos dos acontecimentos que podemos registrar agora. Na época, sob a competente orientação da notável pesquisadora brasileira radicada nos EUA, Dra. Helena Chum (diretora de pesquisa do renomado National Renewable Energy Laboratory) elaboramos um Programa Nacional de Células a Combustível que ajudou a organizar as atividades isoladas dos grupos de pesquisas e algumas empresas interessadas na área. Esse programa foi feito com ampla consulta e participação dos especialistas brasileiros. Foi um considerável esforço realizado naquela época e que demonstra agora a importância de realizar planejamento de médio e longo prazos em P&D. É bom lembrar isso, neste país a memória é muito curta.

 

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *