Determinando o banimento das lâmpadas incandescentes!

Pic21841 A Califórnia está novamente liderando um movimento para banir uma tecnologia secular: as lâmpadas incandescentes. A notícia completa pode ser vista aqui (em inglês). É um começo importante e um marco para avançarmos agressivamente na transformação de nossa infraestrutura tecnológica de consumo de energia.

A situação é mais complexa nos países em desenvolvimento mas certamente poderíamos ir nessa direção. Essa é a intenção de um dos projetos que desenvolvemos junto ao GEF, o projeto ELI – Efficient Lightining Initiative e do ELI Quality Certification Institute.

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content