Comparação de Resultados de Projeções de Demanda de Energia Elétrica no Brasil

 

Outro dia encontrei por acaso um artigo que trás comparações entre 3 estudos de projeção da demanda de eletricidade para o Brasil, incluindo o da WWF. É um estudo bem feito e imparcial e reproduzo um parágrafo das Conclusões do artigo:

Comparação de Resultados de Projeções de Demanda de Energia Elétrica no Brasil

Autores: Carlos Feu Alvim (feu@ecen.com), Frida Eidelman, Olga Mafra e Omar Campos Ferreira


“O estudo patrocinado pela WWF apresenta conclusões coerentes com o objetivo das instituições que a ela se associaram e representa uma importante contribuição para a mensuração do potencial de economia de energia existente. No entanto, a velocidade das mudanças sugeridas parece pouco provável no horizonte estudado. Basta lembra que se supõe reduzir a intensidade do uso da energia elétrica de coeficientes próximos aos da Europa (0,27 kWh/US$) e aos da África (0,20 kWh/US$) nos próximos quinze anos e crescendo o PIB a cerca de 4% ao ano.”


Concordo com o otimismo da velocidade de implementação das medidas propostas e dos resultados obtidos com a economia de energia, mas é esse o debate que ainda não houve. Ou será que é necessário ocorrer uma nova crise para as coisas acontecerem com maior rapidez??.

Vale a pena ler o trabalho.

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *