Avaliação de Programas de Eficiência Energética

Um dos grandes problemas no Brasil para avanços na credibilidade dos programas de eficiência energética tem sido a ausência de uma sistemática de avaliação dos esforços realizados. O país investe cerca de 300 milhões de reais por ano atualmente através dos programas mandatórios das concessinárias e AINDA não temos certeza sobre o sucesso desses investimentos, que diga-se de passagem, são pagos pelos próprios consumidores de eletricidade.

Felizmente a ANEEL começa (depois de 10 anos) a realizar uma importante iniciativa para estabelecer procedimentos mais rigorosos para aferição dos resultados desses investimentos. Essa ação tem repercutido favoravelmente em outras instâncias como o MME e o MCT que realizam dia 18 de fevereiro um debate sobre o assunto com vistas a possível financiamento do CTEnerg para desenvolver no país maior capacitação nessa área.

Coloco aqui a apresentação que fiz.

Avaliação …

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *