O desenvolvimento de novos mercados para novos combustíveis

Há algum tempo fiz uma apresentação sobre a experiência brasileira para criar um mercado para o GLP e para o etanol e, atendendo a alguns pedidos estou colocando aqui a apresentação feita na Universidade de Princeton em 2004.

Essas duas experiências de sucesso mostram a importância de se estabelecer uma política pública consistente (ou pelo menos sem nenhuma grande discontinuidade) durante um período de tempo e também de se envolver a iniciativa privada no processo desde o início.

Eu deveria escrever um artigo sobre isso, mas ainda não tive tempo…

Apresentação

[slideshare id=330243&doc=princeton-6-10-04-1207048950335588-4&w=425]

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content