Curso de Especialização – Gerente de Energia

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – GERENTE DE ENERGIA

O curso aborda a energia, seus conceitos e formas. Detalha a indústria brasileira de gás e de eletricidade, incluindo a regulação e comercialização desses insumos. A eficiência energética e os principais usos finais desses energéticos são contemplados, bem como seus impactos ambientais. Complementam o curso as ferramentas de gestão estratégicas necessárias para o sucesso da gestão energética nos setores industrial e comercial.

Objetivo

O curso tem como objetivo capacitar o profissional responsável pela gestão estratégica da energia no setor industrial, público e comercial, nas diferentes áreas que envolvem a utilização de energia elétrica, gás natural e outros combustíveis

Disciplinas

Carga horária total: 360 horas. Abaixo são descritos o nome, carga horária e objetivos de cada módulo.

GE001 – Energia: conceitos e formas (12hs)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais conceitos referentes à energia e suas diferentes formas, apresentando o histórico de sua utilização no Brasil e no mundo. A matriz energética brasileira, as políticas públicas e de suas possibilidades de planejamento são contempladas nessa disciplina, além das tendências esperadas para as próximas décadas.

GE002 – A indústria brasileira de gás natural e energia elétrica (24 hs)

Evolução do mercado de gás natural e energia elétrica no Brasil. Comparar as recentes e múltiplas alterações no setor elétrico e de gás natural brasileiro. Analisar os impactos de mudanças setoriais, o risco regulatório associado, impactos em investimentos, tarifas e preços, crises de abastecimento. O papel das agências regulatórias. Modelos comparativos de incentivo.

GE003 – Regulação e comercialização dos setores de gás natural e energia elétrica no Brasil (36 hs)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais marcos regulatórios da última década, bem como, as características básicas contratuais existentes nos dois setores. Os ambientes de contratação livre e regulada de energia elétrica serão contemplados, incluindo ainda as perspectivas do mercado livre de gás natural, previsto para o ano de 2011 no Estado de São Paulo.

GE004 – Eficiência energética e análise de viabilidade econômica de investimentos alternativos de energia (36 hs)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos básicos de termodinâmica e eficiência energética, apresentando ainda a metodologia de análise de viabilidade econômica, e seus indicadores clássicos, como VPL, TIR, Custo Anual e Pay back Descontado. As planilhas de conversão irão possibilitar a prática de cálculos e comparação de investimento com outros energéticos, que considerarão todos os custos de conversão e dos energéticos envolvidos.

GE005 – Principais usos finais de energia elétrica – indústria e comércio (48 hs)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais usos finais de energia elétrica, tanto nos setores industrial como no setor comercial. As principais e mais eficientes tecnologias e equipamentos serão apresentados.

GE006 – Principais usos finais de gás natural – indústria e comércio (48 hs)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais usos finais de gás natural tanto nos setores industrial como no setor comercial. As principais e mais eficientes tecnologias e equipamentos serão apresentados.

GE007 – Impactos ambientais associados ao gás natural, energia elétrica e outros combustíveis (24 hs)

Esta disciplina apresentará os impactos ambientais decorrentes da utilização de energia e de seus principais usos finais, bem como, as possibilidades de conversão em crédito de carbono dos resultados decorrentes da priorização de fontes mais limpas e equipamentos mais eficientes.

GE008 – Classes tarifárias, encargos, reajustes e revisões tarifárias (36 hs)

Esta disciplina abordará o modelo de regulação por incentivos. Serão estudados os aspectos da política

tarifária nacional na indústria de energia (eletricidade e gás natural). Serão debatidas as alterações de políticas tarifárias desenvolvidas no novo modelo do setor Elétrico. Projeções futuras em ambientes de baixa oferta de energia. Lei do Gás.

GE009 – Ferramentas de negociação e gestão energética (48 hs)

Esta disciplina apresenta diversas áreas de conhecimento que contribuem para uma gestão estratégica dos recursos energéticos. O módulo de marketing energético apresenta as alterações decorrentes da competição por mercados e clientes em um ambiente até então caracterizado pelo monopólio natural, apresentando ainda as potencialidades que o cliente final deve esperar desse novo ambiente. São também abordadas as Técnicas de Negociação, Gestão de Crises, Mecanismos de Defesa do Consumidor de Energia: ANEEL, Comissões Estaduais, Procon, Entidades de Classe e finalizando, são apresentadas as Técnicas de Benchmarking e Inteligência Competitiva aplicadas à Gestão Energética.

GE 010 – Benchmarking Setorial – Visitas e Palestras Técnicas (48 hs)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar as boas práticas empresariais e industriais, além de propiciar intercâmbio de informações com os diferentes agentes setoriais; a disciplina será composta de visitas técnicas e palestras.

Inscrições e Processo seletivo

Inscrições de 07-Julho a 08-Agosto na secretaria de extensão da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (com Eliane ; eliane@fem.unicamp.br). Fones: (0xx19) 3521-3232 ou 3289-1969 (fone/fax).

O processo seletivo será uma análise curricular do candidato. São requisitos básicos para a inscrição:

· Formulário de inscrição, devidamente preenchido;

· Uma foto 3X4;

· Curriculum Vitae;

· Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, nas seguintes áreas:

o Administração de empresas;

o Economia;

o Engenharia;

o Outras (desde que comprovada experiência mínima de 1 ano na área de energia);

· Desejável vivência na área de energia.

Início das aulas

Início previsto: 14-Agosto de 2008

Término previsto: 12-Dezembro de 2009

Corpo docente (sujeito a alterações)

Profa. Dra. Ana Lucia Rodrigues da Silva

Profa. Dra. Carla Kazue Nakao Cavaliero

Prof. Dr. Fernando A. Prado Jr.

Prof. Dr. Gilberto De Martino Jannuzzi (coordenador)

Prof. Dr. Moacyr Trindade de Oliveira Andrade

Prof. MSc. Paulo Henrique de Mello Sant Ana

Prof. Dr. Paulo Sergio Franco Barbosa

Prof. Dr. Sergio Valdir Bajay

Profa. Dra. Silvia Azucena Nebra de Pérez

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *