Trabalho de pesquisadores do NIPE/Unicamp é premiado

ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Trabalho de pesquisadores do NIPE/Unicamp é premiado

Fonte: Setor de Divulgação NIPE/Unicamp (23/11/09)

 

O trabalho Padrões de Eficiência Energética para Equipamentos Elétricos de Uso Residencial obteve o quarto lugar no Eco_Lógicas: Concurso Nacional de Monografias sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética, promovido pelo Instituto Ideal. Elaborado por Conrado Augustus Melo e orientado pelo professor Gilberto De Martino Jannuzzi, ambos pesquisadores do NIPE/Unicamp, o trabalho foi avaliado por três professores especialistas na temática do concurso e de diferentes regiões brasileiras. Todas as monografias premiadas serão publicadas em livro e CD-ROM. A entrega dos prêmios acontecerá em Florianópolis (SC), no dia 17 de dezembro. Para a realização desse concurso, o Instituto IDEAL contou com o patrocínio da Eletrobrás e da Tractebel Energia.

O trabalho, resultado de tese de doutorado defendida em 2009 por Melo e orientada por Jannuzzi no Curso de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos (PSE) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, propôs uma metodologia para estimar os impactos do estabelecimento de padrões de eficiência energética para refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, televisores e lâmpadas, avaliando as relações entre custo e eficiência energética sob a perspectiva da sociedade e dos consumidores e verificando a possibilidade de aumento das restrições dos padrões existentes e a oportunidade de ampliação da abrangência dos padrões para outros equipamentos.

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *