A Super Eficiência Energética contra os vilões do desperdício
PRÓLOGO
Muita gente nem desconfia do que ela faz após o expediente. Nunca gostou de dormir muito, sempre foi uma pessoa elétrica, agitada, enérgica, sabe? No trabalho, como cientista de dados, às vezes sofre para manter a concentração e não desatar a conversar com os colegas. Mas, como sempre amou o mundo geek, lógica, organização, conhecimento… acredita que está no lugar certo.
A personalidade forte e descolada também lhe permite umas excentricidades: às vezes, ela pode ficar invisível e voar por aí com uma capa. Talvez ela nem se recorde muito bem de como tudo isso começou. Mas o fato é que, em alguns dias da semana, depois do trabalho, ela se torna a Super Eficiência Energética e luta contra os vilões do desperdício. Afeita e preocupadíssima com as causas ambientais, ela sabe da importância de se economizar energia para que os efeitos das mudanças climáticas possam ser atenuados.
Claro que nem tudo são flores: com sua capa multicolorida, inspirada na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), às vezes ela sofre instabilidades durante o voo, principalmente quando passa por uma área em que há grande desperdício de energia. Como os indicadores da capa são dinâmicos, eles mudam de tamanho para mostrar se a região é mais eficiente (A) ou menos (D). Aquele mesmo princípio da ENCE, que indica quais são os produtos mais eficientes, sabe?
QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Como hoje, dia 30 de janeiro, é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional (adiante, você vai saber o porquê), a IEI Brasil estreia a tirinha “Super Eficiência Energética contra os Vilões do Desperdício”. O objetivo é divulgar conceitos e informações sobre eficiência energética de uma maneira divertida e mais acessível. Por ser um recurso “invisível”, muitas vezes a compreensão sobre o tema pode se tornar um pouco abstrata.
Nossa heroína tem, então, uma grande missão: ser a personificação da eficiência energética, tornando-a mais palpável. Por meio da personagem, vamos conhecer ações, implicações e impactos que a adoção de medidas de eficiência energética pode ter no nosso dia a dia, seja no meio ambiente, seja na conta de luz. A ideia é que mais tirinhas sejam publicadas ao longo do ano.
A estratégia de utilizar histórias em quadrinhos, consideradas a 9ª arte, para a divulgação científica, com ilustrações, muitas vezes bem-humoradas, de conceitos e resultados de pesquisas, tem ganhado destaque, como retratado pelo repórter Bruno de Pierro na reportagem “Ciência em tirinhas”, publicada na Revista Pesquisa Fapesp. “A linguagem das histórias em quadrinhos [HQs] permite a compreensão mais rápida de temas científicos ao explorar recursos visuais e não apenas de texto, deixando o conteúdo mais atraente”, afirmou a ilustradora norte-americana Karen Romano Young à Pesquisa Fapesp. Karen criou a série em quadrinhos Antarctic Log, para retratar sua experiência a bordo do navio oceanográfico Laurence M. Gould, que partiu rumo à Antártida, em uma expedição científica realizada por pesquisadores do Laboratório Oceanográfico Bigelow (EUA). Dentre os temas abordados, está os efeitos do aquecimento global na região.
Para termos uma ideia de como as tirinhas têm se mostrado cada vez mais importantes para a divulgação científica (embora essa utilização não seja nova, data de pós Segunda Guerra, pelo menos): o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) mantém o programa ERCcOMICS, uma linha específica para apoiar a produção de HQs científicas, financiando quadrinhos on-line (webcomics) inspirados em projetos realizados pelo conselho. E a revista Nature publicou a HQ The fragile framework, que ilustrou os esforços de 25 anos para se chegar a um tratado internacional do clima, publicada em 24 de novembro de 2015, semanas antes da assinatura do Acordo de Paris.
Aqui no Brasil também temos tirinhas famosas que se dedicam a disseminar o conhecimento científico. É o caso das Cientirinhas, elaborada pelo ilustrador Marco Merlin, que publica as tirinhas no site do podcast Dragões de Garagem.
O mangá Sigma Pi, de autoria da química e ilustradora Adriana Yumi Iwata, doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conta a história de Branca, uma garota que entra para o clube de química de um colégio interno de sua cidade, o Sigma Pi. De uma forma lúdica, a autora aborda conceitos da área, com o intuito de mostrar que a química está em todo lugar.
Gostou e quer conhecer mais tirinhas de divulgação científica? Convidamos o repórter Bruno de Pierro para listar algumas das principais que ele levantou em sua apuração para a matéria da Pesquisa Fapesp. Você pode conferir a seleção no final do texto. Está imperdível!
A eficiência energética, de forma específica, também aparece em algumas tirinhas internacionais que encontramos enquanto esse post era elaborado . Muitas utilizam o humor e a ironia, mencionando ações já bem conhecidas, como a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, por exemplo.
AS AVENTURAS DE NHÔ-QUIM
E por que o Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro? A data é uma homenagem à primeira história em quadrinhos brasileira, publicada pelo cartunista Angelo Agostini em 30 de janeiro de 1869. Com o título “As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte”, a história foi publicada na revista Vida Fluminense, da qual Agostini era diretor, e conta a história de Nhô-Quim, um jovem “caipira” de 20 anos que vai conhecer a civilização e espanta-se com o progresso do Rio de Janeiro de então. Ele não conhecia o trem, nem sabia o que era um sorvete.
Atrapalhado e inocente, Nhô-Quim representa uma sátira dos costumes da época do final do século XIX. “Em As Aventuras de Nhô-Quim, aproveitava-se das desventuras de um caipira rico, ingênuo, trapalhão e exilado na Corte pela família para tecer uma sucessão de críticas irreverentes aos problemas urbanos, modismos, costumes sociais e políticos da época.”, escreve Athos Eichler Cardoso na introdução do livro “As aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora : os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883”, do qual é organizador.
A obra está sob licença Creative Commons e pode ser baixada gratuitamente no site do Senado Federal. As imagens dos quadrinhos foram digitalizadas dos originais das coleções de revistas encadernadas da Vida Fluminense, O Malho e Don Quixote. No livro, Cardoso aponta o pioneirismo de Agostini na criação de histórias em quadrinhos, sendo um dos primeiros do mundo (ou, talvez, o primeiro) a criar uma saga de aventura nesse estilo. Vale a pena baixar o livro e conhecer mais sobre a história!
Angelo Agostini também é lembrado no prêmio que leva seu nome, entregue anualmente pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Neste ano, a entrega do Troféu Angelo Agostini está em sua 35ª edição e é considerada uma das mais tradicionais premiações da área no Brasil.
LISTA DE HQs DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Finalmente, aí vai a nossa lista de HQs de divulgação científica, elaborada pelo jornalista e mestre em divulgação científica Bruno de Pierro. Obrigada pela dica, Bruno! =)
Brasileiros
– Cientirinhas
http://dragoesdegaragem.com/cientirinhas/ – Marco Merlin
– Um Sábado Qualquer
https://www.umsabadoqualquer.com/– Carlos Ruas
– Projeto História da Ciência em Quadrinhos – Universidade Federal de Ouro Preto
http://www.leds.ufop.br/hqciencia/ / http://www.cienciaexplica.com.br/noticias/hqs-divulgacao-da-ciencia/
– Ciência em Quadrinhos (anos 1950)
http://www.anosdourados.blog.br/2011/07/imagens-gibi-ciencia-em-quadrinhos.html
http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/ciencia-em-quadrinhos/ci001100
– Heróis do Clima (Caco Galhardo)
http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/herois-do-clima/he003101/130092
– Ombros de Gigantes – História da Astronomia em Quadrinhos (USP e CNPq)
– Darwin em Quadrinhos (Flávio Dealmeida)
https://exploradormirim.blogspot.com/2009/11/darwin-em-quadrinhos.html
– Tiras Periódicas
http://tirasperiodicas.blogspot.com/
– Humor com Ciência
https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/
– Os braços de Nildo e Rony / HQ do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid Neuromat)
http://neuromat.numec.prp.usp.br/hq/hq_neuromat.html
======================
Estrangeiros
– PhD Comics – http://phdcomics.com/ – Jorge Cham
– The Awkward Yeti – http://theawkwardyeti.com/
– Neurocomic – http://www.darksidebooks.com.br/neurocomic-a-caverna-das-memorias/
– The Manga Guides – https://en.m.wikipedia.org/wiki/The_Manga_Guides
http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/guia-manga-de-bioquimica/gu621107/97097
– Sidney Harris – http://www.sciencecartoonsplus.com/index.php
– Química Geral em Quadrinhos – https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/quimica-geral-em-quadrinhos-725
– Biografia de Darwin em quadrinhos – Simon Gurr e Eugene Byrne
https://static.comicvine.com/uploads/scale_small/2/27783/1026514-darwin.jpg
– Saturday Morning Breakfast Cereal – https://www.smbc-comics.com/
– Science Comics (da editora Macmillan) – https://us.macmillan.com/series/sciencecomics/
– Lab Bratz – https://www.neoclone.com/index.php?option=com_content&view=article&id=17&Itemid=40
– A Lymph’s Life (Espanhol) – http://www.alymphslife.com/en/
– Biomiics (Espanhol) – http://miriamriig.com/archivos/portfolio-type/biomiic-espanol
– Bird and Moon (sobre pássaros) – http://www.birdandmoon.com/ / feito por Rosemary Moscoh
– Beatrice the Biologist – http://www.beatricebiologist.com/
– Box Plot – http://www.boxplotcomic.com/
– Your Wild City – http://www.yourwildcity.com/
– Cartoon Abstracts – http://explore.tandfonline.com/page/est/cartoon-abstracts
– Math With Bad Drawings –
https://www.facebook.com/MathWithBadDrawings/
PARA QUEM GOSTA DE QUADRINHOS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo recebe a megaexposição Quadrinhos, que está distribuída por todos os espaços do museu, e, com ambientes imersivos, faz uma retrospectiva apresentada por meio de revistas, artes originais e itens raros de HQs de diversos gêneros. Quadrinhos fica no MIS até o dia 31 de março. Saiba mais aqui.
Parabéns, Sarah! A matéria está ótima, bem esclarecedora. Certamente essa tirinha será sucesso. E vamos ajudar a nossa super heroína nessa tarefa contra os vilões do desperdício! rs rs
Pingback: IEI Brasil lança a tirinha: "Super Eficiência Energética contra os vilões do desperdício" - IEI - International Energy Initiative - Brasil
Muito legal, excelente para alcançar crianças e adultos.