Astrominas: empoderando meninas para a ciência

O Astrominas abre inscrições para o encontro virtual com as Fadas Madrinhas

Atualização 11 de maio de 2021

Tempo de leitura: 2 minutos

Na onda dos cursos online que vieram para ficar, as meninas têm uma excelente oportunidade para entender um pouco mais sobre a ciência.

O projeto Astrominas nasceu em 2019 e foi idealizado por mulheres de diferentes institutos nas áreas de exatas com o objetivo de empoderar as meninas por meio da ciência. A ideia é possibilitar que estudantes da educação básica desenvolvam habilidades que envolvem trabalhos científicos.

O evento é destinado às estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio e será transmitido online. O projeto Astrominas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), preparou uma programação que inicia em junho (28/06) e vai até (24/07) para  falar de Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Oceanografia por meio de encontros virtuais com alunas e professoras cientistas.

As inscrições já estão abertas e encerrarão em 07/06, podem ser feitas acessando este link. A previsão é que serão selecionadas 600 meninas, a escolha será feita por sorteio.

Essas vagas serão distribuídas sendo 20% das vagas sorteadas somente entre estudantes de grupos PPI (pretos, pardos e indígenas), 60% das vagas sorteadas somente entre estudantes de escolas públicas (PPI e não-PPI) e 20% das vagas oferecidas nesta edição do Astrominas serão sorteadas somente entre estudantes de escolas privadas (PPI e não-PPI)” [1].

A seleção será realizada por meio de sorteio no dia (11/06/2021) e será transmitido ao vivo, as listas de sorteadas serão disponibilizadas aqui no site.

Todas as atividades serão realizadas pela internet e consistirão em apresentações, experimentos e palestras. Será uma oportunidade para as estudantes terem contato com o ambiente da universidade e entender como a ciência está presente no dia-a-dia e não precisa ser algo complicado. Todos, em destaque aqui as meninas, podem fazer ciência, por exemplo com um simples experimento de observação do céu, que é uma das atividades programadas.

As palestrantes convidadas do evento são mulheres cientistas que trabalham nas mais diversas áreas, suas biografias se encontram nesse link. Aproveite para já conhecer um pouco sobre as presenças confirmadas.

As meninas serão conduzidas durante as atividades por fadas madrinhas, as quais são voluntárias e cientistas. Conheça também as trajetórias dessas fadas madrinhas aqui.

Imagem divulgação do site de Astrominas

Atualmente, o projeto é coordenado pela Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano e possui na comissão organizadora a Profª Lilian Maria Soja e as alunas de graduação: Daniele Honorato, Ivanice Avolio Morgado e Marina Izabela, além de outras voluntárias. As pesquisadoras esperam que com essa iniciativa, as meninas possam se identificar com o meio científico e projetar seu futuro na Universidade.

Imagem divulgação do site de Astrominas

Palavras do Astrominas: “A ciência é para todas”

Ficou interessada? Siga o projeto Astrominas nas redes sociais!

Referências

Autoras: Regiane Alves de Oliveira, Luisa Fernanda Ríos Pinto, Gabriela Filipini Ferreira, Carolina Filipini Ferreira, Paula Penedo P. de Carvalho