Você ainda não ouve Podcasts?

Quais são os melhores podcasts e como usar essa (não tão nova) ferramenta

Tempo de leitura: 3 min

Imagem de BedexpStock por Pixabay

O que são os Podcasts ?

Os programas de rádio às vezes são difíceis de serem ouvidos, pois dependem de horário e de sincronização na emissora. Mas, em 2004, Adam Cury (ex-VJ da MTV) e Dave Winer (criador de software) desenvolveram um programa para baixar a qualquer momento transmissões de rádio para os aparelhos de iPods [1]. Daí surgiu o podcast (junção da palavra iPod e broadcasting). 

O podcast nada mais é do que um arquivo digital de áudio on-line que, ao invés de música, contém programas por falas, disponíveis, na sua maioria, de forma gratuita e constante na internet [2]. Os programas possuem um tema, sobre o qual os participantes debatem em caráter informativo. Pelo fácil acesso do interessado quando ele quiser e onde ele estiver, o podcast tornou-se uma importante ferramenta para sociedade global e conectada. Especialmente na educação, o podcast passou a ser utilizado “como forma de contribuir para a formação de alunos mais críticos, reflexivos e incluídos sociodigitalmente” [3].

Como acessar e usar Podcasts?

Os podcasts são  ferramentas bastante democráticas, presentes em praticamente todos os aplicativos de reprodução de músicas. Spotify e Deezer são os mais conhecidos dentre as plataformas pagas, mas que também podem ser utilizados de forma gratuita, com algumas funcionalidades a menos. E para os donos dos produtos Apple, há ainda um aplicativo próprio de podcasts. Mas, caso você esteja se perguntando como ter acesso a essas mídias sem precisar pagar pelo serviço, há diversas opções gratuitas para serem instaladas no celular: Google Podcasts, Podcast Addict e Castbox são bons exemplos de aplicativos gratuitos e que permitem o acesso a podcasts do mundo todo. O que todas essas plataformas têm em comum é a facilidade em encontrar conteúdo em praticamente todas as áreas. Basta um clique na lupa para abrir a área de pesquisa e o mundo dos podcasts se  revela a sua frente. Vale ainda lembrar que, assim como no Youtube, todas essas plataformas pagas e gratuitas possuem opções para acelerar o áudio, caso seja necessário. 

Os mais populares 

O que os podcasts de sucesso têm de destaque? Certamente há opiniões divergentes e diferentes motivos para gostar mais de uns do que de outros. Além do tema abordado, muitos fatores são considerados, como relevância pessoal, tempo do áudio, tom/fala do(s) locutor(es) e humor, para citar alguns.

Assim, para apresentar aqui os podcasts mais populares e indicados, dentre os diversos existentes, nós separamos três grupos diferentes:

Áreas das ciências exatas e biológicas: podcasts que focam nas áreas de ciências/tecnologia têm conquistado seu espaço entre os jovens e adultos. O NerdCursos tem uma coletânea extensa de áudios que resumem em poucos minutos tópicos de Física, Química e Biologia. O ResumoV é focado em áudios relacionados ao vestibular, desde revisões didáticas em poucos minutos até relatos sobre a vivência universitária, com muitas dicas!

Outros: Loop Matinal (notícias do mundo da Tecnologia), Fronteiras da Ciência (bate-papo sobre Ciência), “Alô, Ciência?” (divulgação científica), Dragões de Garagem (divulgação científica).

Áreas de humanas: aqui estão incluídos conteúdos como história, português e atualidades. O Mamilos é um podcast feminino que aborda vários temas considerados tabus e apresenta um jornalismo aprofundado em cerca de 1-2 horas. O Petit Journal possui na sua maioria áudios de 5 minutos em que explica questões de atualidades e de história com foco na política.

Outros: Escriba Café (narração de histórias), AntiCast (atualidades), Xadrez Verbal (política), Marca Texto (literatura para vestibular), Filosofia pop, CBN (notícias), Durma com essa (notícias).

Curiosidades: o canal Nerdcast – Jovem Nerd divulga todas as sexta-feiras um conteúdo diferente, com áudios de 1 a 2 horas em média, porém que fluem bem com o humor e discussão dos locutores sobre os mais diversos temas (filmes, séries, games, ciência). O SciCast também divulga ciência e curiosidades diversas com ampla abordagem em áudios que podem ter duração de alguns minutos até cerca de 2 horas.

Outros: Café Brasil (contemporâneo), Braincast (criatividade e inovação), 37 graus (storytelling e divulgação científica). 

Os cinco melhores -TOP 5

Para fechar, vamos indicar o Top 5 dos podcasts. Nossa recomendação se baseou no conteúdo dos programas e nos podcasts que podem ajudar vocês na hora dos estudos ou até para ficar sabendo das atualidades.

  1. Mamilos

Jornalismo de peito aberto. É um podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos (polêmicos) e traz para a mesa um aprofundamento do assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância.

  1. Resumov

Dicas de como estudar para passar nos vestibulares mais concorridos do Brasil, como ITA e medicina na USP. Com Susane Ribeiro.

  1. Scicast

Porque a ciência tem que ser divertida.

  1. Filosofía Pop

Filosofía como parte da cultura.

  1. Petit journal

Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi trazem atualidades de forma rápida e acessível, para que você se encontre na história. 

Esperamos que tenham gostado! Mas também queremos saber se vocês  têm indicações de podcasts para estudos. Escrevam nos comentários!

Bons estudos!

Referências 

(1) MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia. Podcast: para uma aprendizagem Ubíqua no Ensino Secundário. In: Internacional Symposium on Computer in Educadion, 8, 2006, León, Anais: 2006. Disponível em https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2112  Acesso em 23 Abril 2020

(2) FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p. 55-70, Jul.-Dez, 2017.

(3) BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In: Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 9, 2007, Coruña. Anais. Coruña: Universidade do Minho, 2007, p. 837-846. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7094 Acesso em 23 abr. 2020.

Autoras: Carolina Filipini Ferreira, Luisa Fernanda Ríos Pinto, Gabriela Filipini Ferreira, Regiane Alves de Oliveira, Paula Penedo P. de Carvalho

3 thoughts on “Você ainda não ouve Podcasts?

  • 10/08/2020 em 10:34
    Permalink

    Vou sugerir um para aprender matemática: https://anchor.fm/matematica-multimidia
    Material desenvolvido pela Unicamp para o ensino de Matemática agora no formato podcast 😉

    Resposta
  • 10/04/2021 em 16:18
    Permalink

    Gosto bastante do podcast do Grupo de Astronomia da UFMG, abordam uns temas bem legais.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *