Uma quadra, um túnel e a semelhança de polígonos
Você tem dificuldades para construir túneis que passam por dentro de montanhas? Saiba que a semelhança de polígonos pode te ajudar com esta tarefa do dia a dia.
A semelhança de polígonos é um conteúdo proposto de ser trabalhado no Ensino Fundamental, porém esse tema pode levar a aplicações mais sofisticadas do que ir bem em uma prova. A coleção Matemática Multimídia apresenta diversos recursos que facilitam muito a compreensão inicial deste tema, escolhemos dois recursos sobre aplicações de semelhança de figuras planas que podem ser explorados com a matemática proposta para o Ensino Fundamental.
(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/)
No vídeo abaixo, vemos como esse conteúdo pode ser tratado através da construção de maquetes de quadras poliesportivas, relacionando assim a matemática à outras disciplinas escolares.
Também podemos replicar um experimento da Engenharia grega, que usa semelhança para auxiliar na construção de um túnel através de uma montanha. Um problema que foi enfrentado pelo matemático grego Eupalinos há mais de 2000 anos e que pode ser utilizado com materiais comuns, como cartolina, caixa de papelão, lápis e é claro, semelhança de triângulos!
Desenvolver estas experiências em casa ou na escola é bastante simples e pode levar os estudantes a várias reflexões sobre usos mais robustos deste conceito. Abaixo segue o link para os dois materiais completos que acompanham guias do professor para auxiliar seu uso.
https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1163
https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1010
Se gostou, tem alguma dúvida, crítica ou experiência com uso dos recursos em sala, poste nos comentários, ficaremos felizes em respondê-los.
Créditos da imagem ao próprio repositório M³.
Autor: Caio