As chances da galinha segurar com o bico a machadada do Minotauro

RPG é um jogo de interpretação de personagens, mas muito além de um teatro, há uma série de parâmetros estatísticos auxiliando a fidedignidade (dentro das leis de seu próprio universo) dos eventos.

A imagem de capa desse post remete a uma cena ‘lendária’ de um jogador cujo personagem na ocasião em que era atacado por um Minotauro, foi transformado em galinha por conta de uma maldição que carregava. Parecia tudo perdido quando se determinam por meio de um dado de 20 faces, a eficácia do ataque do Minotauro, chegando no resultado 2 (sendo 1 o pior, e 20 o melhor possível). Diante esse azar do Minotauro, o personagem do jogador teria então uma chance mínima de se defender (mesmo sob a forma de uma galinha), e determinando a eficácia da defesa do personagem, chega no resultado 20 (o melhor possível). Definido as condições do evento, se imaginam a cena da galinha travando com o bico a lâmina do machado do Minotauro.

No caso daquele universo, isso significa que o Minotauro executou um péssimo ataque, enquanto a galinha fez uma excelente defesa. Esse evento utiliza probabilidade condicional, não bastando a galinha realizar uma ótima defesa, se o Minotauro realizasse um ataque não-tão-ruim, a galinha não teria chance. Da mesma forma, se a galinha não realizasse uma defesa excelente, qualquer ataque do Minotauro seria eficaz contra ela.

Assim, a chance da galinha defender-se desse ataque pode ser calculada de forma mais fácil como o complementar da chance dela não se defender do ataque do Minotauro, isso é, ou o Minotauro tira 3 ou mais no dado, ou a galinha tira menos de 20 no dado. Isso pode ser calculado como:

100% – (chance do Minotauro tirar 3 ou mais) 90% * 95% (chance da galinha tirar menos de 20) = 100% – 85,5% = 14,5%.

Nesse cálculo, fizemos o uso do complementar para englobar em uma só conta a chance de duas possibilidades: a chance do Minotauro tirar 1 e a galinha tirar 20; a chance do Minotauro tirar 2 e a galinha tirar 20;

Existem outras formas de calcularmos probabilidade de resultados em dados, principalmente quando consideramos espaços amostrais com distribuições de probabilidade não uniformes, como por exemplo, a soma de 3 dados de 6 faces. Mas para tratar desse assunto e falar um pouco mais de RPG, temos um vídeo muito legal do repositório Matemática Multimídia chamado Uma aventura de RPG.

No repositório temos um guia do professor (escrito por alguém que curte muito RPG) para ajudar na condução desse tema com o viés da Matemática. Abaixo, por uma questão de facilidade, disponibilizo o link para o repositório.

https://m3.ime.unicamp.br/recursos/1053

Qualquer dúvida, questionamento ou crítica, por favor nos escreva nos comentários, ficaremos gratos em respondê-los.

Imagem de capa adaptada de https://pt.memedroid.com/memes/detail/1686679

Autor: Zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *