Muito, mas muito além do verde…

Muito, mas muito além do verde…

Este texto é uma breve apresentação de um blog que parece tratar de assuntos do ambiente, da natureza, da ecologia e da biologia. Para ser mais exato, a ideia vai além. Muito além.

Ambiente, sociedade e educação são temas que se encontram. O verde simboliza a natureza, a proteção das espécies, o cuidado com os recursos, com a vida. Pois bem, quando isso acontece, quando há o encontro entre estes temas, já se está muito além do verde.

O que mais pode existir além do verde de proteção dos animais e das especies da flora? E da conservação dos recursos naturais? Da reciclagem? E a sustentabilidade, é verde ou está além?

Bom… com certeza é preciso salvar as espécies para que não entrem em extinção, para que conservemos seus habitats naturais ou ainda que tenhamos um cuidado maior com a água ou com outros recursos importantes para a vida e para as gerações futuras.

No entanto… é preciso ir além do cuidado e proteção da natureza e dos recursos que necessitamos para viver. Mais fundamental do que a forma como o ser humano se relaciona com a natureza é a forma como os seres humanos se relacionam entre si. Mais urgente que as gerações futuras, são as gerações do presente.

Como assim?

As sociedades humanas dependem do ambiente para gerar energia, alimentos e todas as outras atividades necessárias á vida. Os ambientes se encontram mais cuidados ou mais degradados, de acordo com a cultura e, principalmente, com o nível de desenvolvimento econômico e produtivo das sociedades humanas.

Quer um exemplo?

Pense em como é a relação de pessoas com a natureza, em dois contextos diferentes: as regiões rurais de duas ou três décadas atrás e as grandes cidades de hoje em dia. Quem saberia mais sobre o clima, sobre as plantas, os animais, etc? De que forma essas pessoas vieram a ter conhecimentos sobre o ambiente e a natureza? Como a natureza e o ambiente estão presentes no cotidianos das pessoas?

Ao ir além do verde, é possível perceber que a forma como a sociedade é organizada, as leis, os costumes, a cultura, a industria, a economia e a política, por exemplo, é que vão dizer os níveis de impacto, as formas como os seres humanos se relacionam com a natureza.

Assim, ao ir muito além do verde estamos falando de mudanças radicais nos sistemas sociais, na cultura, na economia e na forma de produzir nossos bens.

Se você chegou aqui, é porque e interessa a estes assuntos. Sendo assim, os convido a acessar nossas postagens. Por ora, é possível chegar a alguma conclusão? Conclusões fecham, finalizam, e o que temos aqui é um início, uma abertura a novas possibilidades. E os mais sinceros desejos que juntos possamos ir muito além do verde.

Sejam todos bem vindos ao blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *