Caminhos para a cidadania – como desenvolver valores na escola?
Na sala de aula os processos de construção de regras e de valores é complexo e constitui um dos maiores desafios para professores e para professoras, em todos os tempos e espaços.
O professor Ulisses F. Araújo, estudioso da temática ética e valores na escola, destaca 7 dimensões para o desenvolvimento da cidadania na e a partir da escola:
Primeira – a inserção transversal e interdisciplinar nos conteúdos escolares, de temas ligados à diversidade, inclusão, convivência democrática e direitos humanos.
A forma como o currículo está organizado não privilegia a produção de conhecimento e muito menos formação de cidadãos ativos, apenas reprodutores de informações.
Segunda – não adianta uma escola com currículo moderno privilegiando uso de tecnologias se o professor estiver preso numa relação unilateral: professor detém o conhecimento, o aluno é depositário.
O diálogo é fundamental para privilegiar o encontro com a diversidade e propiciar uma aprendizagem coletiva.
Terceira – o trabalho com valores na escola deve ocorrer de forma intencional, como parte do projeto político pedagógico da escola.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos dá uma boa indicação sobre quais valores podem ser trabalhados para a formação da cidadania.
Quarta – Respeito, autoridade, admiração, cooperação, se constroem nas relações cotidianas.

De acordo com Pozo e Crespo (2009) os conteúdos, independente da área – Exatas, Humanas ou Biológicas – possuem três dimensões: a conceitual, a procedimental e a atitudinal.
O trabalho pedagógico que valoriza as três dimensões dos conteúdos possibilita a aprendizagem coletiva e favorece a formação de valores em todas as disciplinas.
Quinta – Cada ser humano constrói para si uma imagem que vai representa-lo, chamamos essa imagem de autoestima. Essa imagem nasce da consciência de si mesmo a partir das interações sociais cotidianas.
Quando a comunidade escolar não reflete sobre suas práticas corre o risco de criar estigmas e reforçar a autoimagem negativa que alguns alunos carregam.
Sexta – tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções é essencial para o desenvolvimento do autoconhecimento e da empatia.
Os conteúdos escolares podem contribuir para que os alunos tomem consciência de seus atos e desenvolvam autoconhecimento e empatia.
Sétima – o poder compartilhado é o diferencial para a formação de valores por isso investir numa gestão escolar democrática é o caminho para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos (alunos, professores e funcionários da escola).
As 7 dimensões são complementares e o ideal é que estejam presentes no cotidiano escolar de forma simultânea.
Toda e qualquer ação pedagógica é repleta de valores, o fundamental é refletir se esses valores contribuem para a formação de cidadãos críticos e intelectualmente ativos ou para a formação de pessoas passivas e intelectualmente acomodadas.
Referência Bibliográfica
ARAÚJO, Ulisses F. Um estudo da relação entre o “ambiente cooperativo” e o julgamento moral na criança. Campinas, 1993. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da UNICAMP.
ARAÚJO, U. F. & AQUINO, J. G. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
POZO, J. I.; CRESPO, M.A.G.A Aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998