Dez mandamentos contra o câncer e a modernidade

Por Washington Castilhos, do Rio de Janeiro

Agência FAPESP

(…)Esses são alguns dos alertas do relatório Alimentos, Nutrição, Atividade Física e Prevenção do Câncer: uma perspectiva global, lançado há duas semanas pelo Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer e apresentado no 2º Congresso Internacional de Controle do Câncer, que terminou nesta quarta-feira (28/11), no Rio de Janeiro.

As recomendações do Fundo Mundial para Pesquisas de Câncer para prevenção da doença são:

  1. Mantenha-se o mais magro possível, sem ficar abaixo do peso.
  2. Mantenha-se fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos todos os dias.
  3. Evite bebidas açucaradas e limite o consumo de alimentos de alto valor calórico.
  4. Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.
  5. Limite o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas.
  6. Se for consumir bebidas alcoólicas, limite-as a duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.
  7. Limite o consumo de alimentos salgados e de comidas industrializadas com sal.
  8. Não use suplementos alimentares para se proteger contra o câncer.
  9. Lembre sempre: não fume.
  10. Amamente as crianças até os seis meses. (…)”

Parece que nada de novo aparece nesta lista. Nada que já não tenha sido amplamente divulgado na mídia e nos consultórios médicos. Mas porque tudo que é bom engorda? A pergunta certa na verdade é: porque gostamos tanto de coisas que engordam se elas nos fazem mal?

O funcionamento de nosso corpo muitas vezes nos parece perfeito, harmônico, regulado e sincronizado. E realmente ele é. O problema é que ele está sincronizado com outro fuso-horário alguns milhares de anos atrasado.

Nosso corpo, sua fisiologia, genética e comportamento foram moldados por milhares de anos por um ambiente hostil, onde a comida era difícil (1- Mantenha-se o mais magro possível, sem ficar abaixo do peso), se comia o que se achava por perto (4- Coma mais alimentos de origem vegetal, como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais), ou se andava por milhas para achar o que comer, pois não existia agricultura ou pecuária (2,3,5,7), muito menos bebidas alcoólicas, cigarro ou mamadeiras (6,9,10). Nosso corpo é sim perfeitamente adaptado, mas adaptado para a vida de “homem das cavernas”.

Engraçado pensar também que os homens das cavernas também estavam perfeitamente adaptados, mas apenas para o ambiente de seus antecessores. Este anacronismo é característico do processo evolutivo não só do homem, mas de todas as espécies. Não podemos nos adaptar ao que ainda nem aconteceu. Vivemos a vida inteira com o que ganhamos do ontem e tentando nos adaptar ao hoje. Mas quem sabe o que o amanhã nos reserva?


Um comentário em “Dez mandamentos contra o câncer e a modernidade”

  1. - Se for consumir bebidas alcoólicas, limite-as a duas doses ao dia se for homem e a uma dose se for mulher.Fafá, fala sério! Impossível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *