O uso do ulltrassom terapêutico na ciência cosmética

Mariane Massufero Vergilio (arquivo pessoal)

O uso do ultrassom terapêutico para fins estéticos é o tema do trabalho da aluna Mariane Massufero Vergilio, que ingressou no Doutorado do programa de pós-graduação em Clínica Médica em 2019. O projeto, denominado “Desenvolvimento e avaliação da eficácia de formulações cosméticas associadas ao ultrassom terapêutico de 5 MHz” possui foco em ciência da pele e ciência cosmética.

A temática deste estudo se mostra importante porque, apesar do ultrassom terapêutico ser ampla e tradicionalmente utilizado para fins estéticos, os reais benefícios da técnica ainda não foram bem elucidados, principalmente quando é associado ao uso de dermocosméticos. Não há literatura detalhada robusta que comprove a eficácia da aplicação do ultrassom terapêutico de 5Mhz, associado a aplicação de cosméticos, na melhora dos sinais de envelhecimento da pele facial.

Sendo assim, o objetivo desse projeto está sendo desenvolver e avaliar a eficácia de uma formulação cosmética para pele com sinais de envelhecimento, associadas com procedimento estético de ultrassom terapêutico não focalizado de 5 MHz. Como método de avaliação, estão sendo utilizados parâmetros advindos de técnicas não invasivas de análise de bioimagem e bioengenharia cutânea, bem como técnicas qualitativas e quantitativas de percepção sensorial e de eficácia clínica.

Durante a padronização dos protocolos para o desenvolvimento do estudo clínico, surgiu um grande desafio no processamento e avaliação das bioimagens:  dentro de uma única imagem é possível obter diversos parâmetros quantitativos, semi quantitativos e qualitativos. Dada a grande quantidade de material a ser avaliado, a análise manual realizada por pessoa treinada pode trazer viés, perda de confiabilidade e baixa eficácia. Dessa forma, em parceria com pesquisadores do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação, foi desenvolvido, treinado e validado um modelo baseado em machine learning, com o objetivo de automatizar a obtenção dos parâmetros de imagem da pele.

O trabalho “Machine learning in high-frequency ultrasound skin imaging for cosmetics assessment” – resultado desta parceria – ganhou o prêmio Tony Naylor Memorial Bursary Award IFSCC Congress em 2022, concedido pela Society of Cosmetic Scientists (Reino Unido-Irlanda), no qual a aluna recebeu recursos para viajar e apresentar o trabalho no Congresso IFSCC em Londres deste ano. A Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos (IFSCC) é uma entidade mundial dedicada à cooperação internacional em ciência e tecnologia cosmética, desde 1959.

Neste ano, através dos recursos fornecidos pelo edital DERI-Santander, a aluna fará parte do seu doutorado na Universidade de Cardiff (País de Gales), no qual poderá explorar novos sistemas de liberação de fármacos e moléculas na pele, em especial os dispositivos de microagulhas.

Até a próxima!

Quem escreveu aqui?

Profa. Dra. Gislaine Ricci Leonardi possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FCFRP-USP (1993), Mestrado em Fármaco e Medicamento pela FCFRP-USP (1997), Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela FCFRP-USP (2000), Pós-Doutorado (2008) no Laboratório de Enzimologia e Carcinogênese Experimental do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Unicamp e Livre-docência (2022) em Cosmetologia pela UNICAMP. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP, Coordenadora da Comissão de Pesquisa e Extensão – COPE da FCF-Unicamp (desde 2020), credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Clínica Médica da FCM e no Programa de Ciências Farmacêuticas da FCF, ambos da Unicamp. É líder do grupo de pesquisa do CNPq – Desenvolvimento e Avaliação de Formulações Cosméticas e Dermatológicas.

Sobre Pós-graduação FCM/Unicamp
Os programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas têm o objetivo de propiciar a formação de professores pesquisadores de alto nível nas diversas áreas do conhecimento da saúde. A busca persistente de excelência acadêmica e o compromisso com a atividade de pesquisa constituem o substrato básico que norteia a todos os Programas.

Be the first to comment