O maior crime para com crianças pobres

“O maior crime que se pode cometer com crianças pobres é ter baixas expectativas para com elas!”

Li esta frase em uma epígrafe há quase duas décadas, e na época, infelizmente não anotei sua autoria, mas a mensagem me impactou grandemente. Neste período trabalhava na maior favela do estado de São Paulo, Heliópolis, e enfrentava resistência quando dizia que deveríamos ensinar bem o voleibol.

Não estava defendendo que nos tornássemos um centro de formação de atletas voltados para o rendimento, mas que oferecêssemos continuidade no aprendizado e aperfeiçoamento conforme o desejo e desempenho de nossos alunos e alunas, todos moradores daquela comunidade.

Insistindo nesta proposta chegamos a participar de alguns campeonatos da região metropolitana e, mesmo sem resultados positivos com relação à colocação, a experiência revelou (expresso em meu estudo de mestrado)  que esta busca contribui para a formação daqueles jovens em diversos aspectos, desde a possibilidade de sair da comunidade e conhecer outros espaços esportivos e equipes até o estímulo da autoestima, por meio da compreensão da própria evolução individual e coletiva, através de valores como o comprometimento, a cooperação, a cumplicidade, o esforço.

Willian Damon, estudioso norte-americano que investiga adolescentes, afirma que a busca por alcançar objetivos planejados, que chama de projetos de vida, tem função primordial para o jovem, visto que se desenvolve significado em sua trajetória. Por outro lado, milhares de adolescentes tem vivido sem este projeto vital e se apresentam desmotivados, perdidos, muitas vezes, depressivos.

Portanto, o engajamento de crianças e jovens em um projeto socioesportivo pode ter este significado, desde que se observe a busca por desenvolvimento constante. Alba Zaluar, pesquisadora brasileira, destacou que a oferta de esporte apenas para recreação em projetos sociais acarretou em desestimulação na participação. Riller Reverdito, pesquisando o projeto Segundo Tempo também faz o mesmo alerta, sugerindo que o aprofundamento no aprendizado das modalidades.

Esta postagem foi escrita, logicamente, motivada pela grandiosa conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 pela judoca Rafaela Silva. Ela, nascida e crescida na também conhecida comunidade da Cidade de Deus, teve a oportunidade de aprender o esporte em uma organização não-governamental (ONG) que oferece o ensino desde a iniciação, passando pelo aperfeiçoamento, até o alto-rendimento. Em meados de 2005 ouvi numa palestra do também judoca Flávio Canto, idealizador desta ONG (Instituto Reação), que haviam duas irmãs na instituição que nós ouviríamos falar em breve e que estavam trabalhando para oferecer continuidade para elas e outros destaques do projeto. (Ambas estavam na arena no dia da conquista olímpica, a mais velha, Raquel Silva, faz parte do grupo de treinamento da seleção brasileira, e sua irmã, Rafaela, no alto do pódio)

Nas entrevistas, Flávio Canto sempre deixa claro que o objetivo do Instituto é a formação humana, expressa claramente na missão da ONG. Portanto, a busca central não é a “construção” da campeã olímpica, mas provou que este “detalhe” pode ser consequência do trabalho sério e compromissado com as crianças e jovens das comunidades que atende.

A enorme conquista da Rafaela Silva de maneira alguma minimiza o feito diário dos mais de 1200 jovens (Número de jovens atendidos pela ONG), que apoiados pelo esporte, aprendem a ter uma vida digna, buscando superar suas dificuldades pelo próprio esforço, algo que o judô ensina desde os primeiros passos no dojô: cair e levantar. Mas pode ser também, em qualquer espaço esportivo deste enorme país de tantas crianças pobres, levantar e atacar, passar e arremessar, montar e pedalar, mergulhar e nadar… Desde que não tenhamos pequenas expectativas para com estas crianças e jovens, vitórias olímpicas ou não,  é o que iremos comemorar juntos!

Bibliografia sobre o tema:

DAMON Willian. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. Tradução Jacqueline Valpassos.  São Paulo: Summus, 2009.

HIRAMA, Leopoldo Katsuki. Algo alem de tirar as crianças da rua: a Pedagogia do Esporte em projetos socioeducativos. 2008. 358p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000433101>. Acesso em: 9 ago. 2016.

REVERDITO, Riller Silva. PEDAGOGIA DO ESPORTE E MODELO BIOECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: indicadores para avaliação de impacto em programa socioesportivo. 2016. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP.

ZALUAR, Alba. Cidadãos não vão ao paraíso: juventude e política social. Campinas: ed. da Unicamp , 1994.

Foto de Marcelo Theobald / Extra retirada de http://extra.globo.com/esporte/rio-2016/rafaela-silva-sai-das-ruas-de-uma-das-favelas-mais-violentas-do-rio-para-podio-olimpico-19881235.html

 

Sobre Leopoldo Hirama 9 Artigos
Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (UFRB), formado em Educação Física pela FEF-Unicamp, mestre em Ciências do Esporte e doutorando na mesma instituição. Atua na temática da Pedagogia do Esporte, mais especificamente nos esportes coletivos e lutas e as possibilidades do fenômeno esportivo na educação de crianças e adolescentes em comunidades periféricas. Atualmente pesquisa as características do ambiente de ensino do esporte para a formação da personalidade moral de jovens praticantes.

3 Comentários

  1. Excelente texto!
    Faz a gente pensar sobre o quanto somos aptos a oferecer uma educação de qualidade ao nosso aluno... E se não formos? Fazer o quê? Que corramos atrás do prejuízo... Afinal, é da necessidade do aluno que nasce um professor, e é do suor de um professor que nascem verdadeiros alunos críticos e participativos, vitoriosos e em constante evolução (não alienados).

  2. Ótimo texto. É muito importante lembrar que as crianças respondem ao que esperamos dela, principalmente porque é cada vez mais comum ver pofessores pensando "vou ensinar de qualquer jeito, pois não estão interessados mesmo", quando deveriam pensar em estimular e cobrar cada vez mais.

    • Obrigado Mari pelo comentário! A questão que levanta é primordial, afinal as crianças não estão interessadas e por isso ensinamos de qualquer jeito ou porque ensinamos de qualquer jeito as crianças não se interessam? Acho que esta pergunta devemos nos fazer constantemente! Grande abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*