Isso a resolução do ENEM não mostra! Questão 139-ENEM2019

Após o ENEM chovem sites postando a resolução das questões, e todo mundo quer saber, qual é era a resposta certa… então, a resposta certa é legal de acertar e tal, mas aqui vamos por um viés mais divertido. O que tinha nas alternativas erradas que poderiam fazer alguém achar que estavam certas?

Abaixo temos a questão número 139 do caderno amarelo do ano de 2019. Disponível em no site do INEP (clicando aqui).

Na resolução oficial a alternativa correta é a letra E.

Vamos começar analisando a alternativa B:

Ela parece ter sido pensada para quem imagina a palavra PINE como um carimbo, no qual passaram tinta na parte superior da palavra e deram uma preensada no chão. Pois o primeiro espação se assemelha a parte de cima da letra P, o espaço seguinte, à parte de cima da letra I, os dois espaços seguintes às partes de cima da letra N com o vão entre elas, e depois ao espação da parte de cima da letra E.

Agora vamos olhar para a alternativa C:

Ela parece ter sido pensada com a finalidade de ser escolhida por distração, pois tirando a sombra da letra P, as demais sombras são condizentes com as apresentadas na figura. A sombra da letra P contudo pega somente a parte de baixo da letra, um espacinho, ignorando que a parte de cima da letra vá contribuir para que sua sombra seja um espação.

Agora vamos olhar para a alternativa D:

Ela parece a oposta do raciocínio imaginado na alternativa B, na qual a pessoa pensa na palavra PINE como um carimbo, passa tinta na sua parte inferior e preensa no chão. Pois o primeiro espacinho se assemelha a parte de baixo da letra P, depois tem um vão, seguido de outro espacinho que seria a parte de baixo da letra I, depois dois espacinhos separados por um vão, que seriam as partes de baixo da letra N, e por fim, um espação que seria a parte de baixo da letra E.

Terminamos? Ainda não, pois pulamos a alternativa A.

Temos do enunciado que o espaçamento entre todas as letras adjacentes é o mesmo. Mas não há informação no enunciado de quanto seja essa medida de espaçamento. Se as letras estivessem encostadas umas nas outras, o espaçamento nesse caso seria 0, ainda assim teríamos o mesmo espaçamento entre as letras adjacentes.

Agora, observando a figura acima, na qual (vamos imaginar que) o espaçamento entre elas é 0. A sombra gerada no solo seria a alternativa A. Na qual temos a sombra totalmente preenchida. Nesse ponto de vista, a alternativa A também estaria correta, pois o enunciado da questão não pede para nos embasarmos no espaçamento mostrado na sua representação visual (embora pelo fato de só admitir uma alternativa como a certa, isso é implicitamente exigido).

Espero que tenha gostado dessa análise, pois acredito que entender porque determinada alternativa era a certa, é de fato importante para obter um bom resultado nesse exame. Mas entender como as outras alternativas foram feitas para que os candidatos tenham dúvida de qual escolher, é um ótimo exercício para quem quer se prevenir de algumas “armadilhas implícitas” como a da Alternativa A também poder ser considerada certa.

Créditos da imagem de capa a F1 Digitals por Pixabay

Como referenciar este conteúdo em formato ABNT (baseado na norma NBR 6023/2018):

SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. Isso a resolução do ENEM não mostra! Questão 139-ENEM2019. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Zero – Blog de Ciência da Unicamp. Volume 5. Ed. 1. 1º semestre de 2021. Campinas, 31 jan. 2021. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/zero/2595/. Acesso em: <data-de-hoje>.