Alunos do ensino médio operando um acelerador de partículas do CERN? O projeto BL4S (V.3, N.4, 2017)

Você é um aspirante a físico e gostaria de conhecer o maior laboratório de partículas do mundo? Conhece alunos realmente dedicados que adorariam ganhar uma viagem paga pra Suíça? Então você está na postagem certa! O CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) realiza desde 2014, a competição “Beamline for Schools”1(BL4S). Neste, grupos de alunos do ensino médio entre 16 e 20 anos são encorajados a propor um experimento usando um acelerador de partículas através de um pequeno artigo (até 1000 palavras) e um vídeo de um minuto. Dois times são escolhidos vencedores e estes ganham uma viagem (até 9 alunos e 2 adultos) de duas semanas para aprimorar o experimento e realizá-lo junto a equipe do CERN em Genebra.

Eduardo Akio Sato

Eduardo A. Sato é Bacharel (2014) e Mestre (2016) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e atualmente faz doutorado estudando o papel das antipartículas na evolução do universo. Entusiasta de divulgação, é extremamente grato por poder colaborar com o projeto blogs de ciência da Unicamp.