Da música à musicologia (V.5, N.1, 2019)

Música é uma atividade que fascina e intriga a humanidade desde tempos imemoriais. Não existe registro histórico de que tenha existido uma sociedade ou comunidade, por menor ou mais antiga que fosse, que não tivesse uma forma de expressão musical. A palavra “música” vem do grego “mousiki” o que quer dizer a “arte das musas”, as 9 deusas da mitologia grega que inspiram a criação humana, em termos de criatividade e produção de conhecimento, nas áreas da literatura, das ciências e das artes.

José Fornari (Tuti)

Pesquisador, carreira Pq-B do NICS / UNICAMP. Professor pleno da Coordenadoria de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP. Pós-doc em Cognição Musical na Universidade Jyvaskyla, Finlândia. Visitante escolar no CCRMA / Stanford University. Doutorado e Mestrado na FEEC / UNICAMP. Formado em Música popular (piano) e Engenharia elétrica na UNICAMP.

Você pode gostar...