Ensino médio brasileiro: um dos grandes desafios da educação básica (V.2, N. 5, 2016)

Como vai o Ensino médio no Brasil-01

Quando se pensa em Educação Básica no Brasil, se sabe que o Ensino Médio ainda constitui uma etapa preocupante aos formuladores de políticas públicas no país, e claro, ao tema da educação básica em geral. Isso é verdade na medida em que o ensino médio possui as menores taxas de aprovação da educação básica, a maior distorção idade-série, ou seja, 31,4% dos estudantes não têm a idade adequada à etapa, que é 15 de anos, e muitos jovens  ainda  estão fora esta do sistema de ensino. Ver mais informações na reportagem veiculada a EBC Brasil.

Pensando nisso, a Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Nora Krawczyk, desenvolve desde 2012 um estudo que procura compreender a dinâmica de construção das políticas de educação para o ensino médio no país em diferentes regiões e suas possíveis  ambiguidades frente aos desafios reais colocados para esta etapa na escola básica.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o que a pesquisadora chama de “racionalidade” das diferentes políticas de inovação para o Ensino Médio regular que estão sendo propostas pelo MEC (Ministério da Educação) e por alguns governos estaduais (Paraná, Pernambuco e São Paulo) no país. Segundo a ideia geral do projeto, é uma tentativa de compreender as demandas, as idéias e os valores que orientam as políticas públicas para esta etapa de ensino, considerando a influência dos diferentes atores políticos, sociais, econômicos e educacionais locais, regionais, nacionais ou supranacionais; e ainda, sua convergência com as tendências regionais e internacionais e sua continuidade ou ruptura com a tendência percebida na chamada “historicidade do Ensino Médio no Brasil”.

Participam do projeto de pesquisa, estudantes de graduação e mestrado acadêmico da Faculdade de Educação da UNICAMP. Mais informações sobre este estudo e seus resultados podem ser consultados na recente publicação organizada pela mesma professora, intitulada: “Sociologia do Ensino Médio: crítica ao economicismo na política educacional” (Editora Cortez, 2014). Neste livro, além da Professora e Pesquisadora Nora Krawczyk, há vários artigos de pesquisadores nacionais e internacionais sobre a mesma temática. E você, professor ou professora do ensino médio, estudantes e profissionais da educação, estão de olho nesse tema? Vale a pena conferir e se atualizar, pois a política educacional reflete de maneira direta a vivência e a organização das unidades escolares.

Neste link https://www.youtube.com/watch?v=s55dtm5t_IA  é  possível ter uma compreensão mais esclarecedora sobre o tema, a partir de um vídeo  produzido pela UNIVESP, com os pesquisadores e professores  Celso João Ferreti e  Nora Krawczyk.

Outras informações sobre este estudo e os trabalhos da Professora Nora podem ser acessados através deste link: https://www.fe.unicamp.br/gppe/ ou

através do blog da Professora Nora: http://noraunicamp.blogspot.com.br/p/minhas-publicacoes.html

 

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