O que será que isso significa para nós?

Talvez vocês não saibam, mas o Blogs de Ciência da Unicamp é um portal que agrega várias pequenas ações coletivas de Divulgação Científica. O “portal” do Blogs, como costumamos chamar na equipe é, na verdade, uma revista digital de divulgação científica!

O Blogs de Ciência da Unicamp completa, em 2020, 5 anos. Chegamos à marca de 1.000 publicações em nossa revista digital. Assim, achamos que estava na hora de contar um pouco de nossa história e do que temos feito nestes tempos!

Partimos da premissa que o conhecimento científico e acadêmico não é compreensível para maior parte das pessoas que vivem fora dos muros universitários (até aí, nenhuma novidade). Também não inauguramos a divulgação científica no país (longe disso!). Todavia, nosso projeto se pauta em algo que não é muito usual no Brasil: a divulgação científica universitária institucional.

Mas calma que isto não é tudo ainda…

Nossa iniciativa partiu do interesse de André Garcia Oliveira e da pesquisadora Vera Regina Toledo Camargo em trabalhar a Divulgação Científica de forma coletiva. Isto é, não buscamos, desde os primórdios, que o “institucional” representasse grupos de pessoas que fazem ciência na universidade. Nós queríamos que estes grupos atuassem como divulgadores científicos, envolvendo-se ativamente na produção de conteúdos científicos acessíveis para um público não especialista!

Nos inspiramos na ideia de que os conhecimentos científicos devem ser ferramentas, usadas pelas pessoas, para viverem e entenderem seu cotidiano. Além disso, compreendemos que é um direito destas pessoas terem acesso a esse conhecimento produzido dentro dos muros institucionais.

Todo este conjunto de ideias e ideais nos possibilitou crescer dentro da Unicamp. E isto com vários cientistas – docentes, líderes de grupos de pesquisa, colaboradores e pós-graduandos – participando do projeto de diferentes maneiras. Dessa forma, este projeto  cresceu, ganhou asas, virou uma revista digital de Divulgação Científica. Como projeto, temos ainda blogs em todas as áreas de conhecimento. Também oferecemos cursos de formação de divulgadores científicos, de produção textual em divulgação científica e de divulgação científica em redes sociais. Por fim, mas não menos importante, temos desenvolvido projetos no combate à Fake News e muito mais!

Recentemente, abrimos as portas para receber o ScienceBlogs Brasil, que precisava de um novo lar para seu conteúdo seguir disponível. É bom lembrar que o portal ScienceBlogs Brasil é mais antigo que nós do Blogs Unicamp. Na verdade, o SBBr foi o primeiro coletivo de blogs de divulgação científica em nosso país. Além disso, é um dos projetos que serviu de base para desenvolvermos nosso projeto! Esta união, tornou o Blogs Unicamp o maior portal de blogs de divulgação científica do mundo, em quantidade de canais.

Vamos falar um pouco de números?

Chegar a 1.000 publicações em nossa revista digital – a Blogs de Ciência da Unicamp – é mais do que um marco com um número aleatório e definido como arbitrariamente. Poderíamos falar, por exemplo, que estas 1.000 publicações representam nestes 5 anos: 6 volumes de revista, distribuídos em 59 números, com 4 especiais temáticos (Protagonismo Feminino, Ciência e Política, Ciência e Cultura Pop e Covid-19).

Se formos falar do coletivo de Divulgação Científica, hoje somos cerca de 110 blogs de temáticas científicas diversas e mais de 566 autores registrados! Nestes 110 blogs (de cientistas e grupos de pesquisa) temos cerca de 16.600 conteúdos postados!!! E são estes conteúdos produzidos por este coletivo incrível de pessoas que trabalham com e pela ciência que vão compondo nossa revista digital, com publicações diárias!

Todavia, como mencionamos anteriormente, chegar à 1.000 postagens no portal é mais do que um marco representativo com um número aleatório (ou um conjunto de números não aleatórios de gente, blogs e postagens). E é disso que queríamos falar!

O Blogs de Ciência da Unicamp é um espaço coletivo de blogagem científica. Um espaço que acredita e aposta na coletividade e na luta pelo conhecimento científico acessível ao público externo ao meio acadêmico formal. Nosso portal – e todas as redes sociais que integramos – segue seu propósito de apresentar conteúdo, debater conhecimento, dialogar com a sociedade e as pessoas sobre ciência e como, quando e por que ela é produzida!

Que venham mais 1.000 publicações. Porém, como qualquer número, que isto seja apenas uma das expressões de tudo o que seguiremos lutando para alcançar: uma sociedade mais justa, em que a ciência é ferramenta cotidiana para ser e existir no mundo.

Muito obrigada a todos que sempre participaram de tudo isto. 

Essa publicação foi produzida em nome de toda a Equipe Técnica e Administrativa e do Comitê Editorial do Blogs de Ciência da Unicamp