O laboratório do futuro: inteligência artificial, aprendizado de máquinas e microfluídica (V.4, N.2, 2018)

Os laboratórios de hoje parecem muito diferentes dos laboratório do passado, mas e daqui a dez anos? A forma como os cientistas e os pesquisadores abordam a pesquisa foi influenciada drasticamente pelo avanço das tecnologias. A integração da robótica e automação revolucionou os procedimentos, transformando processos manuais tediosos em sistemas automatizados de tratamento de líquidos.

Harrson S. Santana

Harrson S. Santana obteve seu doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Campinas em 2016. Sua tese de doutorado foi a investigação da síntese de biodiesel em microcanais, utilizando simulações numéricas e ensaios experimentais. Em 2015, ele passou vários meses na Universidade de Glasgow (Reino Unido) desenvolvendo pesquisas na área de impressão 3D. Atualmente, ele é pesquisador associado e professor colaborador da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, trabalhando no desenvolvimento de microplantas químicas e uso de impressoras 3D em processos químicos. Ele publicou vários artigos explorando desde simulações numéricas no desenvolvimento de microdispositivos até o uso de microfluídica em reações químicas e operações unitárias. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte em sistemas microfluídicos, impressoras 3D e sistemas robóticos aplicados a processos químicos em microescala.