No artigo anterior, foi apresentado o modelo geral de expectativa, ITPRA, onde o T representa o sentimento de Tensão gerado pela antecipação de um evento. No caso da música, a tensão é descrita como sendo um fator decisivo para se gerar emoção no ouvinte. Em 2012, Morwaread M. Farbood lançou um artigo intitulado “A Parametric, Temporal Model of Musical Tension” onde apresenta um modelo temporal para tensão musical, ou seja, um modelo capaz de calcular o desenvolvimento da tensão no ouvinte ao longo de uma peça musical, simulando aquilo que este experienciaria ao escutar a mesma peça musical. Neste modelo, o conceito de tensão musical é definido em função de diversos parâmetros musicais, entre eles a expectativa musical melódica, conforme definida pelo modelo de Margulis (descrito no artigo anterior). Farbood propôs um modelo quantitativo de tensão musical a partir de 2 experimentos realizados (que são descritos em seu artigo), onde são utilizados os seguintes parâmetros musicais: harmonia, altura (pitch), expectativa melódica, dinâmica, andamento, regularidade rítmica e síncopa. O modelo foi melhorado no sentido de incorporar uma janela temporal móvel de percepção, bem como levar em consideração o conceito de “saliência de relevância” (trend salience) que trata da ocorrência de um padrão musical perceptualmente relevante para o ouvinte. Os resultados deste modelo para tensão musical apresentaram grande correlação com dados empíricos de ouvintes ao escutarem peças musicais completas. Este modelo apresenta 4 importantes conclusões: 1) Isoladamente, os fatores mais importantes para se gerar tensão musical são as variações de dinâmica e altura musical (pitch). 2) Músicos responderam demonstraram ser mais sensíveis à tensão gerada por variações de harmonia enquanto que não músicos foram mais sensíveis às variações melódicas (de altura musical). 3) Em peças musicais mais complexas, tanto os ouvintes músicos quanto os não-músicos foram incapazes de apresentar respostas claras à tensão musical. 4) Quando diversos parâmetros musicais agem simultaneamente (como no caso de um tutti orquestral) a tensão musical percebida é significativamente aumentada. [1]