Os Vingadores do mundo animal

E se juntássemos um time de animais superpoderosos para combater o crime?

[Esse texto foi originalmente publicado na edição de setembro de 2019 da Revista Ciência Hoje]

 

Se você gosta de filmes de super-heróis você sabe o quão emocionante é assistir a filmes como “Os Vingadores”, que reúne vários dos maiores super-heróis da Marvel Comics lutando juntos por uma mesma causa. Mas e se pudéssemos montar um time de vingadores do mundo real? Você conhece algum animal cujas habilidades seriam úteis para montar um time imbatível capaz de vencer qualquer outro ser vivo?

O que muitos não sabem é que existem na natureza vários animais com habilidades incríveis, que não deixam nada a desejar para os super-heróis dos quadrinhos.

 

Rato-toupeira-pelado: o chefe de RH que transcende gerações

O primeiro animal que vamos convidar para o grupo é o Rato-toupeira-pelado. Essa simpática criatura é simplesmente o único mamífero eusocial, além do Rato-Toupeira de Damaraland.

animal rato toupeira pelado
O rato-toupeira-pelado é um dos únicos mamíferos que vive em colônias com alto grau de organização, semelhantes às de formigas e abelhas.

A eussocialidade é o grau mais alto de organização social que conhecemos na natureza e ela consiste na divisão de tarefas entre as castas, na divisão social dos papéis reprodutivos, na organização em colônias com a presença de uma “rainha”.

Sim, eles são mamíferos que se organizam como formigas e abelhas.

Além disso, eles possuem imunidade contra câncer, devido à presença do ácido hialurônico ao redor de suas células. Essa substância impede que células que sofreram mutação se multipliquem, ou seja, impede que um tumor nasça e cresça.

Na ausência de oxigênio, seu organismo é capaz de trocar seu sistema metabólico permitindo que ele sobreviva sem ar por cerca de 20 minutos, o que lhe confere uma longevidade fora do comum se compararmos com outros roedores.

Como se não bastasse, um estudo recente verificou que o risco de um rato-toupeira-pelado morrer não aumenta com o tempo. Em outras palavras, não existe velhice para eles!

Sem entrar no mérito da ausência liberdade desses animais em suas colônias, o fato é que quanto menor o grau de liberdade dos indivíduos que compõem um sistema, mais eficiente ele é. E as abelhas, as formigas e os sinais de trânsito estão aí para provar isto.

Portanto, suas características poderiam ser úteis para alguém responsável por gerenciar o setor de recursos humanos, ou melhor, de recursos animais do grupo, organizando a equipe e liderando-a.

Golfinhos e Leões marinhos – Os patrulheiros do mar

O sistema de localização dos golfinhos funciona melhor do que qualquer instrumento inventado pelo ser humano.

Os golfinhos e leões marinhos já foram muito utilizados pelas Marinhas de vários países como patrulheiros do mar. Eles trabalhavam, principalmente, verificando a presença de minas e marcando as suas localizações.

A vantagem de se utilizar leões marinhos é que eles enxergam muito bem, até com pouca iluminação. Enquanto os golfinhos possuem a habilidade incrível da ecolocalização, melhor do que qualquer instrumento inventado pelo ser humano.

A ecolocalização (ou sonar) é um sentido que alguns animais possuem que… Na água, o som se propaga cerca de 5 vezes mais rápido do que no ar, por isso, o sonar dos golfinhos é ainda mais … do que o dos morcegos.

Hoje em dia, já aposentados, o trabalho deles é feito por robôs. O que é ótimo, porque assim ficam disponíveis para integrarem a nossa equipe de Vingadores do mundo animal!

 

Falcão peregrino e peixe-vela: a equipe de perseguições

imagem do animal peixe-vela
O peixe-vela é o animal aquático mais rápido do mundo

Todo time de super-heróis precisa de alguém com a habilidade de super-velocidade, como o Flash ou o Mercúrio. No mundo animal, podemos contar com três seres que certamente possuem essa habilidade.

O falcão peregrino é considerado o animal mais rápido que existe, podendo ultrapassar os 300 Km/h. Pra você ter uma ideia do quão rápido isto é, em um único segundo esse falcão é capaz de percorrer uma distância de 85 metros! Por serem especialistas em velocidade, esses falcões não caçam, por exemplo, em regiões florestais, que exigem outros tipos de habilidade. É mais provável os encontrarmos em regiões de montanhas, pradarias e desertos. Por isso, essa ave de rapina pode ser uma excelente escolha para perseguir tanto alvos aéreos quanto terrestres.

No meio aquático, a nossa melhor escolha é o peixe-vela, considerado o animal aquático mais rápido do mundo. Esse peixe pode chegar a velocidades de 110 Km/h, sem atrapalhar seu belo topete.

 

Carcaju: o Wolverine do mundo animal

Se quisermos alguém no time que seja forte e bom de briga, uma opção certeira é o Carcaju. Também conhecido como Glutão, esse mamífero serviu de inspiração para a criação do personagem Wolverine, por razões que você entenderá.

Dono de grande força e agressividade, o carcaju chega a caçar animais muito maiores do que ele

Apesar do tamanho, que não costuma passar dos 110 cm, o Carcaju é dotado de uma força imensa e uma grande coragem e agressividade, a ponto de caçar animais muito maiores do que ele, como cervos adultos.

O maior problema dos Glutões é que eles costumam ser solitários. Assim com o Wolverine, não gostam de andar em grupo. Certamente, seria uma ótima aquisição para nossa equipe, mas muito difícil de lidar. Será que vale a pena convidá-lo?

 

A lista de animais que poderiam fazer parte da nossa superequipe é longa. Portanto, é impossível falar de todos. Você teria algum animal para indicar? Mande sua sugestão que a repassaremos para o nosso chefe de RH, o rato-toupeira-pelado, decidir se ela pode entrar no time ou não.

2 comments

  1. Muito legal esse texto!! A equipe está muito boa e vou aconselhar mais um integrante subaquático para este time. A minha indicação é a Lagosta Boxeadora que apresenta uma visão incomparável e uma força inestimável. Com certeza seria um integrante surpreendente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *