O novo manual de negócios sustentáveis – Resenha

livro

Se você espera alguma coisa nova nesse manual, esqueça, não tem nada muito novo ou diferente do que você já tem ouvido, visto e lido sobre sustentabilidade, ou melhor, sobre negócios sustentáveis por ai. O novo do título se refere ao manual anterior, lembra apenas que esse é mais recente que o anterior. Um amigo me lembrou que de fato o objetivo de um manual não é trazer nada novo, manuais são sistematizações de coisas que já existem, mas uma vez se tratando de sustentabilidade (um tema bem novo) eu esperava mais novidades, confesso, me empolguei com o título esperando coisas realmente novas e não foi o que aconteceu.

O livro serve como um ótimo início para quem não tem muita noção do que é sustentabilidade e quer aplicá-la ao seu negócio. É uma ótima base, dá pra ter uma noção bem real do que deveriam ser negócios sustentáveis.

O que eu acho que faltou no livro foram exemplos, eu realmente esperava mais cases, muitas vezes é mais fácil entender por meio de exemplos, mesmo que fictícios.

“Mais e mais, sustentável é escolhido para indicar tudo o que desejamos, mas não sabemos como definir exatamente: uma forma aparentemente mais sofisticada para dizer bom ou justo. Só que bom e justo parecem conceitos ingênuos ou simples demais para muitos diplomatas, ativistas ambientais ou empresários, enquanto sustentável e suficientemente obscuro para deixar entender que se trata de algo bem mais complexo e elaborado, sem dizer o quê.” Roberto Smeraldi

A única coisa que achei um pouco desnecessária no livro foi o último capítulo: Como montar um plano de negócios sustentáveis, não o capítulo todo, mas a parte prática que ele ensina exatamente como fazer um plano de negócios, explicando Forças de Poter, análise SWOT, valor presente líquido, taxa interna de retorno, eu espero esse tipo de coisas num livro de estratégia de empresas, finanças, esses detalhes são perfeitamente dispensáveis num manual de negócios sustentáveis, eu acho. Tudo bem um plano de negócios é um plano de negócios e provavelmente nenhum investidor vai te dar muita bola se você não fizer isso como manda o figurino, mas estamos falando de negócios sustentáveis, ele poderia ir direto ao ponto.

 

Esse livro foi gentilmente cedido pela Publifolha. Obrigada, Reinaldo pelo contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *