Cenários para suprimento e demanda de eletricidade

Estou terminando um trabalho para a WWF que tem o objetivo de sugerir um cenário (PSW – Power Switch, na terminologia do WWF) para 2020 com grande esforço para reduzir a expansão do setor elétrico.

Fizemos estimativas sugerindo medidas para reduzir em 37% a oferta de eletricidade, basicamente com tecnologias mais eficientes, tanto do lado da oferta como do lado da demanda. Isso representa 293 TWh ou cerca de 88% do consumo verificado em 2004 dos setores residencial, comercial, público e industrial. Ainda, o cenário PSW possibilita uma economia de 30% de gastos para atendimento dos serviços de energia através de medidas de eficiência energética. Essa redução de necessidade de energia elétrica representa cerca de R$ 83 bilhões que deixam de ser gastos naquele ano para gerar, transmitir e distribuir eletricidade no país.

Vou colocar logo mais esse trabalho para acesso público.

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *