Energy Technology Perspectives – Towards a Sustainable Energy Future | Leonardo ENERGY

Energy Technology Perspectives – Towards a Sustainable Energy Future | Leonardo ENERGY.

Este blog apresenta alguns comentários sobre um estudo recentemente publicado pela IEA sobre perspectivas tecnológicas para 2050. O futuro ainda não é muito animador para quem espera mudanças radicais no desenvolvimento tecnológico do setor energético: tecnologias para garantir e melhorar o suprimento e uso de fontes fósseis ainda serão predominantes. No entanto, deverá haver contribuições importantes de tecnologias mais eficientes, biocombustíveis, e esforços para “limpar” combustíveis fósseis.

Concordo com o autor do blog quando diz “We are not on course, but it is not a lost cause”, mas teremos que ser muito mais radicais nas mudanças de padrões de investimento em P&D na área de energia para garantirmos um futuro com padrões mais sustentáveis em energia.

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *