Relatório sobre o Status das Fontes Renováveis no Mundo

Na semana passada foi lançado um relatório bastante completo sobre o status das fontes renováveis no mundo. Tem sido notável o avanço de diversas fontes renováveis no mercado mundial de energia, um resultado combinado de políticas públicas comprometidas com desenvolvimento sustentável e amadurecimento tecnológico de algumas dessas fontes.

Os desafios ainda são enormes para realmente fazer alguma diferença para a estabilização de emissões de gases estufa oriundas do uso e produção de energia. A integração dessas fontes renováveis no sistema energético é algo ainda bastante problemático para uma penetração em larga escala dessas fontes, mas algo tecnicamente possível.

Visitem o site e leiam o documento (ou o Sumário Executivo pelo menos!)

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content