Por um planejamento energético

Um bom texto de Adriano Pires e Maurício Balthazar da Silveira.

Temos diversas frentes dentro do setor de energia para trabalhar nos próximos anos para pelo menos recompor o que aparentemente estaria consolidado no sistema energético nacional. O etanol parecia ser uma delas, inclusive sinalizando uma nova etapa tecnológica com os processos da chamada segunda geração para produção de etanol a partir de material celulósico. 

Avançar no planejamento energético incorporando uma forte estratégia de enfrentamento da mudança do clima é um desafio que parece estar ainda longe do horizonte imediato. Vamos aguardar.

Por um planejamento energético

A presidente Dilma, que já teve muita intimidade com a área de energia, encerrou o seu primeiro mandato com uma atuação desastrosa no setor, a começar pela tragédia que se abateu sobre a Petrobrás, passando pelo etanol e o setor elétrico.
Havia uma pálida esperança de que para o Ministério de Minas e Energia viesse alguém com mais autoridade, experiência, reconhecimento e trânsito no mercado de energia para enfrentar e reverter o legado caótico herdado do primeiro mandato. Mas Dilma curvou-se, mais uma vez, às composições políticas ao indicar o novo ministro.
Espera-se que neste novo mandato os encarregados de fazer planejamento energético consigam formatar um Plano Plurianual para o País nos próximos dez anos. Um plano que tenha o condão de estabelecer um pacto que traga transparência e previna ações de governos pautadas por circunstâncias políticas que promovem desarranjos conjunturais desastrosos, privilegiam metas de curto prazo, desorganizam relações e entregam uma conta maior ainda mais adiante.
No caso do setor elétrico, há que se rever a Lei n.º 12.783/2013 e, ao mesmo tempo, promover a convocação de um grupo de trabalho com a presença de todos os agentes do setor, à semelhança do que ocorreu em 2001.
O setor de energia não pode e não deve ser mais usado para promover estelionatos eleitorais, como vem ocorrendo neste momento no setor elétrico. Depois de a presidente Dilma, em rede nacional, anunciar em 2013 uma redução de tarifas de 18%, em 2015 o aumento poderá chegar a 40%. Não é mais admissível que o realismo tarifário dure até as próximas eleições.
Em óleo e gás, é preciso ter a coragem e a determinação para retirar o setor da atual desorganização, consequência da tunga promovida na Petrobrás, que retirou da empresa a sua capacidade de tracionar o setor de óleo e gás natural e a indústria fornecedora de equipamentos e engenharia.
É preciso promover uma revisão de base no modelo da partilha e entender que o subsolo no Brasil é um patrimônio da sociedade brasileira, independentemente da nacionalidade dos agentes que pretendam explorá-lo. O Estado brasileiro é que tem de se aparelhar para preservar e assegurar que essa riqueza seja usufruída por todos os brasileiros.
É de fundamental importância a realização periódica e sistemática de rodadas de licitação de novas áreas produtoras. Da mesma forma, a legítima política de conteúdo local deverá incentivar a eficiência e a participação da indústria nacional. Mas que isso não resulte em mera reserva de mercado. E que se busque uma relação de compatibilidade entre capacidade e capacitação da indústria nacional no atendimento à demanda para que o privilégio não se transforme num fator de inibição ou de atrasos e aumentos nos custos.
A política de preços da energia terá de ser objeto de profunda reflexão. Quando a energia era cara no mundo, em razão de o barril do petróleo estar acima dos US$ 100, no Brasil era barata durante o primeiro mandato da presidente Dilma. Na energia elétrica, o governo, por meio de medida provisória e de lei, reduziu as tarifas e obrigou a Petrobrás a vender gasolina e diesel abaixo dos preços do mercado internacional. Agora, com o barril valendo metade do preço, o mundo vai usufruir de energia barata, ajudando no crescimento econômico e na redução da inflação. Enquanto isso, aqui teremos de pagar a conta das barbeiragens dos últimos cinco anos com a energia mais cara do mundo.
O setor de energia exige mudanças com a adoção de políticas que forneçam sinais econômicos verdadeiros, que incentivem as inovações. Que estimulem a competição entre agentes, mas com respeito aos contratos. Que estimulem o investimento privado de qualidade. Que permitam que as estatais tenham uma gestão de independência, transparência e eficiência e deixem de atuar como instrumentos de governo, aparelhadas pelos partidos políticos aliados.
*Adriano Pires e Marcio Balthazar da Silveira são, respectivamente, Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e sócio da Natgas Economics

Fonte: O Estado de São Paulo

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.