Eficiência Energética

Quando me perguntam “o quê é eficiência energética” eu respondo que primeiramente temos que deixar mais claro o que entendemos sobre energia, para quê necessitamos de energia. Eficiência energética é aquela energia que você não vê, aquela que você deixa de consumir. Por isso é tão importante desenvolver conceitos e indicadores que nos permitam avaliar e mensurar a quantidade de eficiência energética que temos disponível e como estamos aproveitando esse recurso energético. Sim, eficiência energética é também um recurso, assim como a energia hidráulica, energia solar, carvão, petróleo, etc. É um recurso invisível, mas é tão grande quanto as reservas de combustíveis fósseis, que aumentam sua longevidade cada vez que energia se torna mais cara, e portanto tornando economicamente viável sua contínua exploração em locais cada vez mais complicados.

Para ler o artigo completo:

Gilberto M Jannuzzi. “Eficiência Energética.” In Cadernos Adenauer 3/2014: Eficiência Energética, Publicações, Fundação Konrad Adenauer no Brasil. Rio de
Janeiro, 2015. http://www.kas.de/brasilien/pt/publications/41007/.

 

Share

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *