Tem eficiência energética no The Sims 4?

Realizar simples ações de eficiência energética, utilizando a energia de forma racional, está ao alcance de muita gente — inclusive dos chamados “Sims”. Isso mesmo! Eles são personagens da famosa franquia de jogos de simulação da vida, o The Sims, que completou 20 anos em fevereiro de 2020. 

No game, o jogador ou a jogadora podem criar livremente seus Sims e suas personalidades. Depois, é só colocá-los no mundo, criar suas histórias, suas casas e jogar! Mas, como nem tudo são flores e como esse é um simulador da ~vida~, os boletos chegam também para os Sims — e eles precisam trabalhar e economizar para deixar todas as contas em dia. De quebra, algumas atitudes que eles tomam também ajudam a preservar o planeta (no caso deles, as vizinhanças). 

Em The Sims 4, a quarta geração da franquia, as contas dos Sims chegam toda semana e são colocadas na caixa de correios. Como na “vida real”, elas têm um prazo para serem pagas e são baseadas nos valores dos objetos que os Sims têm em suas casas, no tamanho do lote e no uso que se faz dos produtos e dos equipamentos como geladeira, computador, televisão, luzes entre outros. Um detalhe interessante é que as contas não são pagas em dólares ou em real, mas com os simoleons, a moeda utilizada no jogo (eles também têm sua própria linguagem, o “Simlish”).

Se as contas não são pagas no período correto, os serviços de eletricidade e de água são cortados. Essa é uma novidade do The Sims 4, já que nas edições anteriores os inadimplentes recebiam a visita de um cobrador que levava embora os itens da casa que tivessem o mesmo valor das contas — ou que custassem até mais, em alguns casos!

Neste contexto, é interessante observar noções de economia de energia que estão presentes no game e que podem ser adotadas com uma mudança de comportamento dos Sims – e dos jogadores. Muitas vezes elas podem passar até despercebidas. Mas são atitudes que, quando tomadas dentro do jogo trazem consequências, como a economia de energia que se reflete nas contas – e não só nelas. Essas ações podem despertar um olhar mais atento para os nossos próprios hábitos e perceber como podemos contribuir para, além de economizar dinheiro, também dar uma mãozona para o meio ambiente.

Sem mais delongas, vamos conferir algumas dessas noções que o jogo traz:

Termostato: 

Os Sims podem comprar um termostato para instalar em suas casas. Ele tem duas funções: manter o lar aquecido quando o tempo está frio (como um aquecedor), e mantê-lo geladinho quando está aquele calorão (como um ar-condicionado). Quando o jogador clica nele para acioná-lo, o game faz alertas sobre o reflexo de sua utilização da conta de luz, dependendo da estação do ano:

  • Verão

Quando a temperatura lá fora está quente e o ambiente precisa ser resfriado, há um consumo maior de energia para que essa mudança de temperatura ocorra, como é o caso do nosso ar-condicionado. O game alerta que isso aumentará o valor da conta (clique na imagem abaixo para ampliá-la). 

Reprodução/The Sims 4

Pensando no uso que fazemos dos nossos aparelhos, quando menor é a temperatura que escolhemos, maior será o consumo de energia. Por isso, a dica é tentar usar o ar com um grau um pouco maior, permitindo que o ambiente chegue a uma temperatura confortável mas economizando no consumo energético.

  •  Inverno

No inverno, quando o sim decide deixar sua casa mais quentinha e aconchegante, o mesmo alerta é feito. Isso porque ocorre o oposto: a temperatura lá fora está bem mais baixa e o ambiente precisa ser aquecido, consumindo mais energia (clique na imagem abaixo para ampliá-la). 

Uma dica que nós podemos adotar e que guarda semelhanças com essa questão: regular o termostato da nossa geladeira utilizando a mesma lógica, principalmente nas estações menos quentes. Se está mais frio, podemos deixar o termostato em uma posição menor evitando que a geladeira trabalhe mais para chegar em uma temperatura muito baixa – o que gastaria mais energia.

Opção de deixar as luzes dos cômodos no automático

Quantas vezes saímos de um cômodo e nos esquecemos de apagar a luz? Em The Sims 4, apesar de não existirem interruptores, todas as luminárias são inteligentes! Elas possuem uma opção que, se ativada, deixa todas as luzes de um cômodo — ou da casa inteira (até abajures!) —  no modo automático. Assim, quando não há ninguém naquele local, elas desligam sozinhas. Isso é uma mão na roda, né? Ou mão no interruptor hehe (clique na imagem abaixo para ampliá-la). 

Fora do game também é possível ter essa comodidade, mas, diferente dos Sims, que não precisam pagar mais por esse sistema, nós precisamos fazer um investimento. Seja utilizando lâmpadas com sensores de presença ou mesmo instalando um sistema de automação, que permite o controle pelo celular ou por comando de voz, por exemplo.

Tamanho da casa

O último pacote de jogo lançado, o Vida Compacta, traz novos objetos e novas jogabilidades para o game. Nele, os Sims são incentivados a morarem em casas menores, com menos cômodos e menos objetos. Caso eles optem por esse estilo de vida mais sustentável, são liberadas algumas vantagens, que são considerados “bônus” do lote onde moram, como: habilidades que são desenvolvidas mais rapidamente; móveis mais confortáveis e, dentre essas vantagens, estão as contas menores. O game explica que, ao optar por um imóvel menor, o sim gastará menos energia e por isso os boletos serão mais suaves (clique na imagem abaixo para ampliá-la). 

Essa constatação faz sentido: quanto menos cômodos, menor é a área que precisa ser iluminada e, por consequência, menos lâmpadas. O mesmo serve para ares-condicionados. Isso, somado ao menor número de aparelhos eletrônicos, pode refletir em uma boa economia de energia. É claro que nesse quesito também entra o comportamento do consumidor, ou seja, o uso que será feito tanto dos aparelhos quanto das luzes. Mas, no caso dos Sims é um pouco mais fácil: desde que eles optem por morar nesses lotes menores, já estão economizando. Tá fácil ser um Sim, né?

Há gerações anteriores do game que também mostram essa relação com a energia e incentivam algumas ações de economia. No The Sims 2, lançado em 2004, e no The Sims 3, de 2009, havia a possibilidade de adicionar painéis solares e sistemas eólicos que permitiam a redução do valor das contas. Mas esse pode ser assunto para um outro post.

E você, já reparou em outras jogabilidades que abordem o uso racional de energia em The Sims? Ou em outros games? Conte pra gente!

Share

Sarah Schmidt

Jornalista, mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor/Unicamp

4 thoughts on “Tem eficiência energética no The Sims 4?

  • 27 de maio de 2021 em 01:36
    Permalink

    Olá! Você poderia me dizer se o termostato posto em um cômodo só tem efeito nele ou na casa inteira?

    Resposta
    • 28 de setembro de 2023 em 13:00
      Permalink

      Oi, Rayssa. Desculpe-me pela demora na resposta. Eu não sei do efeito disso no jogo, mas aqui na vida real o termostato vai controlar a temperatura do cômodo, ou seja, terá efeito no cômodo. Se eu fosse desenvolvedor do jogo, eu faria dessa forma também, com efeito apenas no cômodo, onde eu poderia escolher a temperatura que quisesse individualmente. A menos que o sistema de ar condicionado seja central e esse termostato controle a temperatura da casa toda.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *