Hyper-o-quê?

Explicação curta, banal e sem-graça: só usei esse nome por que achei bonito mesmo…

Explicação longa, detalhada e técnica: Hypercubic [hipercúbico] é um adjetivo em inglês relacionado ao hipercubo — ou tesseract —, que nada mais é do que um cubo 4-D de verdade, com quatro dimensões espaciais. É mais ou menos assim:
Parece só um cubo dentro do outro, como aquelas bonequinhas russas. Mas não é! O cubo pequeno só parece pequeno, por que, em quarta dimensão ele fica mais distante. E as linhas que unem os cubos não são assim, inclinadas. São perpendiculares, mas como nosso cérebro tem um mindfuck ao tentar imaginar quatro ângulos de 90º. juntos, só dá pra representar daquele jeito mesmo.
Ok, não é tão simples entender a quarta dimensão do espaço. Nem sabemos se ela existe, mas, por enquanto, sabemos apenas que ela é matematicamente possível. Pelo menos é bastante óbvio que um cubo — ou qualquer outra coisa — com quatro dimensões tem muito espaço. E é mais ou menos assim que eu vejo a internet: como uma quarta dimensão da informação, onde o espaço é muito maior do que aqui “fora”.
Explicação leve, atraente e com graça: ainda estou procurando dentro do meu hipercubo.

 

Join the conversation

comment 1 comment
  • Luis

    Realmente, já é difícil imaginar um objeto 4 D em 3D que dirá em 2D! Isso porque não temos como experimentar sensorialmente um objeto em 4 dimensões para então reduzi-lo mentalmente a três ou duas, ou uma...
    No entanto, conseguimos entender o desenho de um cubo em uma folha de papel...
    Instigante! É mais ou menos a mesma dificuldade que temos em colocar nossas ideias ND nesta mídia digital, de sabe-se lá quantas dimensões...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website