IgNobel 2020: as pesquisas mais improváveis do ano

De facas enfezadas à terceirização de assassinatos e sobrancelhas narcísicas, o IgNobel deste ano manteve a tradição de congratular os pesquisadores mais esquisitos do mundo TRADIÇÃO É UMA FACA DE DOIS LEGUMES: por um lado, é legal levar adiante os hábitos e costumes das gerações anteriores; por outro, uma tradição pode facilmente se tornar uma amarra, uma força paralisante, pronta a nos prender num passado que já não existe ou sequer existiu. Pessoas criativas, como Leia mais…

O grand finale de J122859.93+

Toda boa história termina com uma reviravolta de cair o queixo. Foi assim com uma anã-branca analisada recentemente por cientistas europeus. É um truque recorrente nas artes narrativas, como a literatura, o teatro e o cinema: o mocinho morre e o vilão toma seu lugar. Só que o protagonista não morreu de verdade ou então foi capaz de ressuscitar de alguma forma. Esse truque, que faz os espectadores se sentirem surpresos (quando bem-feito), costuma ser Leia mais…

Um pescoço de quebrar a cabeça

Durante décadas, paleontólogos quebraram a cabeça com os restos de um bicho de pescoço descomunal. Agora, sabemos como viveu esse animal esquisitão. Paleontologia, como o próprio nome indica, é o estudo dos seres antigos. Muitas vezes, porém, as maiores novidades vêm de velharias empoeiradas não no solo mas nos museus. Quando se descobre um fóssil, ele muitas vezes acaba engavetado nos arquivos de instituições de pesquisa logo após ser identificado e receber um nome. Isso Leia mais…

Memória Fotográfica: Lai Afong

Baseado em Hong Kong, Afong é considerado o mais importante fotógrafo chinês do século XIX Porto situado no Rio das Pérolas, não muito longe de Macau e Cantão — ocupadas por mercadores portugueses desde o século XVI —, Hong Kong teve um papel secundário até se tornar alvo dos ingleses durante a Guerra do Ópio (1839-1842) e ao longo dos anos passaria de entreposto comercial a colônia inglesa encravada na costa chinesa. Essa situação híbrida Leia mais…

Silicon Gourmet, o Mestre-Cuca Artificial

Do reconhecimento de imagens à geração de música, uma inteligência artificial pode ser treinada para fazer quase qualquer coisa. O que acontece quando uma IA cria receitas culinárias? Redes neurais. Aprendizado de Máquina. Inteligência Artificial. De vez em quando esses termos aparecem no noticiário, mas o que significam e como funcionam essas coisas? Uma rede neural é uma estrutura computacional que toma como modelo a organização do cérebro, com as inúmeras interconexões das sinapses sendo Leia mais…

Em uma palavra [478]

deliquescente (de.li.ques.cen.te) adj. 1. Quím. diz-se de substância que se dissolve facilmente na umidade do ar, como o sal marinho. 2. por ext., que se umidifica, que se torna aquoso; aguado: “pigmentos deliquescentes são necessários para aquarelas”. 3. fig. derretido, dissoluto, desagregado ou decadente: “a família se preocupava com seus hábitos cada vez mais deliquescentes“. [do lat. deliquescens = que se torna líquido, liquefeito; sem relação com delinquente, que vem de delinquo = cometer delito, Leia mais…

Em uma palavra [477]

ciclocarro (ci.clo.car.ro) s.m. Hist. Autom. veículo pequeno, de fabricação artesanal ou mesmo caseira, produzido durante e logo após a I Guerra Mundial [do inglês cyclecar, que se deve ao fato de que tais carros usavam peças de bicicletas e tinham uma aparência um tanto ciclística] 

Nitrogênio Negro (ou não)

Com estrutura análoga à de uma das formas do Fósforo, essa variante sólida do gás mais comum da atmosfera foi descoberta por físicos sob condições fora do comum Quadro-negro, milho-verde e, agora, nitrogênio negro. Parece que as pessoas gostam de dar nomes equivocados quando se tratam de cores. É verdade que a lousa, muitas vezes, realmente é preta e o milho, no pé, ainda é verde. Mas o que diabos é o nitrogênio negro e Leia mais…

Memória Fotográfica: Francis Browne

Órfão e sortudo, o Rev. Browne foi um fotógrafo prolífico e célebre pelas imagens a bordo do Titanic Irlanda, 3 de Janeiro de 1880: nasce na cidade de Cork um menino que vai ser batizado Francis Patrick Mary Browne. Oitavo e último filho de uma família influente — sua mãe era sobrinha do prefeito —, o pequeno Francis vai ter uma infância trágica. A mãe morreu apenas oito dias após seu nascimento e o pai Leia mais…

Em uma palavra [476]

fidalgote (fi.dal.go.te) s.m. 1. indivíduo afidalgado que, tendo escassos ou duvidosos títulos de nobreza, vive como fidalgo; aquele que, como diz a sabedoria popular, “come presunto e arrota caviar”. 2. fidalgo de pouca importância ou influência: fidalguete. [diminutivo de fidalgo; a forma feminina é fidalgota]