Memória Fotográfica: Francis Browne

Órfão e sortudo, o Rev. Browne foi um fotógrafo prolífico e célebre pelas imagens a bordo do Titanic Irlanda, 3 de Janeiro de 1880: nasce na cidade de Cork um menino que vai ser batizado Francis Patrick Mary Browne. Oitavo e último filho de uma família influente — sua mãe era sobrinha do prefeito —, o pequeno Francis vai ter uma infância trágica. A mãe morreu apenas oito dias após seu nascimento e o pai Leia mais…

Em uma palavra [474]

encáustica (en.cáus.ti.ca) s.f., adj. Hist. da Arte. 1. tinta formada a partir da mistura aquecida de cera de abelha com pigmentos. 2. pintura feita com essa tinta, geralmente aplicada sobre placas de madeira. [do grego enkaustikós = esquentado, aquecido] Essa técnica de pintura já era conhecida na antiguidade greco-romana mas caiu no esquecimento após o fim do Império Romano. A partir do final do século XX, a pintura encáustica foi redescoberta e hoje sua prática Leia mais…

Ordem dos Falsários: Islam Akhun

Na corrida imperial pela Ásia Central, Akhun passou a perna em diplomatas e estudiosos britânicos e russos No fim do século XIX, os cafundós da Ásia Central passaram a chamar a atenção de potências imperialistas, especialmente da Rússia e da Grã-Bretanha. Inacessível, desconhecido e quase inteiramente desértico, o coração do continente asiático virou alvo de cobiça tanto de militares quanto de estudiosos. Os acadêmicos estavam ávidos pelos supostos tesouros escondidos ali. Não demorou muito para Leia mais…

13 unidades de medida engraçadas

Cobradas nas aulas e provas de Física ou Química, as unidades de medida são grandezas padronizadas para mensurar um fenômeno. Mas quando o fenômeno é incomum, a medida também pode ser. A comunidade científica usa o adequadamente chamado Sistema Internacional (SI), que se baseia no sistema métrico. Entretanto, existem outros meios de fazer medições. Algumas dessas alternativas são sérias e usadas por muita gente — como o Sistema Imperial, usado em boa parte do mundo Leia mais…

Em uma palavra [471]

samarra (sa.mar.ra) s.f. 1. pele de ovelha ou carneiro, antes da retirada da lã. 2. vestuário rústico, feito de pele de ovelha com pouco ou nenhum tratamento. 3. tipo de batina; chimarra, sotaina, loba. 4. casacão simples, destinado ao uso doméstico. 5. em Portugal, o termo em gênero masculino designava 5.1. um padre, de forma depreciativa. 5.2. um homem corcunda ou a própria corcunda e, por extensão, 5.3. as costas. [do espanhol zamarra = peça Leia mais…

Ordem dos Falsários: William Chaloner

FILHO de um tecelão, William Chaloner nasceu em Warwickshire em 1650. Agitado demais para ser controlado pelos seus pobres pais (talvez fosse hiperativo), ele foi mandado como aprendiz numa fábrica de pregos ainda na infância. A fábrica ficava em Birmingham, cidade notória pela falsificação de moedas. Foi nesse ambiente que Chaloner começou uma longa carreira de falsário. Ambicioso, o jovem saiu do interior para Londres por volta de 1680, mas foi barrado de trabalhar oficialmente Leia mais…

Turbinando células com mitocôndrias

Transplantar órgãos é coisa banal hoje em dia. Seria possível fazer o mesmo com organelas como as mitocôndrias? Uma pesquisa americana indica que sim. Nas aulas de biologia celular, no Ensino Médio, elas ganham grande destaque e são apresentadas como a “usina de força” das células. Organelas de origem “estrangeira”, as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia no ambiente intracelular. Só que às vezes essas usinas minúsculas podem ficar defeituosas, gerando em vez de Leia mais…