Sobre

QUEM SOMOS

O Planteia é um blog-revista de jornalismo e divulgação científica experimental e independente, fundado em janeiro de 2020. A participação no Programa Mídia Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em 2019 alavancou o projeto. Somos parte da rede de Blogs de Ciência da Unicamp.

NOSSO NOME

O foco está nas possibilidades de interação e conexão entre tópicos diferentes: ciência, tecnologia, inovação, arte, etc. O nome também reflete a dualidade de plantas e teias: ambas são resistentes e frágeis ao mesmo tempo. As plantas, vale lembrar, são sésseis e dependem de estratégias complexas de adaptação para modular seu desenvolvimento e garantir a sobrevivência frente às adversidades ambientais.

MISSÃO

O Planteia tem a ambi√ß√£o de promover a cultura cient√≠fica e aproximar a sociedade de temas relacionados √† ci√™ncia, tecnologia e inova√ß√£o, como forma de democratizar conhecimentos e gerar debates de interesse p√ļblico.

VISÃO

Queremos ser exemplo de conte√ļdo de divulga√ß√£o cient√≠fica multim√≠dia no Brasil, com colaboradores talentosos, engajados e criativos.

VALORES

‚Äď Independ√™ncia e autonomia editorial;

‚Äď Promo√ß√£o de quest√Ķes √©ticas da ci√™ncia;

‚Äď Valoriza√ß√£o da qualidade da informa√ß√£o;

‚Äď Incentivo ao debate democr√°tico;

‚Äď Jornalismo baseado em fontes prim√°rias e explora√ß√£o de dados;

‚Äď Constru√ß√£o da igualdade de sexo, g√™nero e ra√ßa;

‚Äď Est√≠mulo do trabalho em equipe, da curiosidade e do desenvolvimento de novas habilidades.

FINANCIAMENTO

Temos compromisso com a transpar√™ncia em rela√ß√£o ao apoio e financiamento do projeto. A apura√ß√£o, os editoriais e as decis√Ķes jornal√≠sticas s√£o volunt√°rios e independentes de interesses comerciais, religiosos ou pol√≠ticos. Conflitos de interesse, quando houverem, ser√£o citados em destaque na mesma p√°gina da cobertura.

APOIO