Sobre

QUEM SOMOS

O Planteia é um blog-revista de jornalismo e divulgação científica experimental e independente, fundado em janeiro de 2020. A participação no Programa Mídia Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em 2019 alavancou o projeto. Somos parte da rede de Blogs de Ciência da Unicamp.

NOSSO NOME

O foco está nas possibilidades de interação e conexão entre tópicos diferentes: ciência, tecnologia, inovação, arte, etc. O nome também reflete a dualidade de plantas e teias: ambas são resistentes e frágeis ao mesmo tempo. As plantas, vale lembrar, são sésseis e dependem de estratégias complexas de adaptação para modular seu desenvolvimento e garantir a sobrevivência frente às adversidades ambientais.

MISSÃO

O Planteia tem a ambição de promover a cultura científica e aproximar a sociedade de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, como forma de democratizar conhecimentos e gerar debates de interesse público.

VISÃO

Queremos ser exemplo de conteúdo de divulgação científica multimídia no Brasil, com colaboradores talentosos, engajados e criativos.

VALORES

– Independência e autonomia editorial;

– Promoção de questões éticas da ciência;

– Valorização da qualidade da informação;

– Incentivo ao debate democrático;

– Jornalismo baseado em fontes primárias e exploração de dados;

– Construção da igualdade de sexo, gênero e raça;

– Estímulo do trabalho em equipe, da curiosidade e do desenvolvimento de novas habilidades.

FINANCIAMENTO

Temos compromisso com a transparência em relação ao apoio e financiamento do projeto. A apuração, os editoriais e as decisões jornalísticas são voluntários e independentes de interesses comerciais, religiosos ou políticos. Conflitos de interesse, quando houverem, serão citados em destaque na mesma página da cobertura.

APOIO