Além de ser o maior ecossistema do planeta, cobrindo aproximadamente 70% da Terra, o oceano ainda é responsável por estabilizar o clima, armazenar carbono e produzir oxigênio. Mas, apesar de seu valor, os ambientes marinhos têm sofrido com as mudanças climáticas, destruição de habitats e super exploração.

Separamos aqui 3 documentários para você conhecer mais sobre esses problemas:

Em busca dos corais

Em busca dos corais conta com uma equipe eclética (formada por um publicitário, um autoproclamado nerd dos corais, experientes designers de câmeras e biólogos marinhos) para registrar o branqueamento de corais causados pelo aumento da temperatura dos oceanos.

O diferencial desse documentário é o envolvimento emocional da equipe, que assistiu o branqueamento de pertinho.

As filmagens levaram três anos e servem de aviso para o futuro se o planeta continuar esquentando.

Duração: 1h30

Você pode assistir na Netflix:  https://www.netflix.com/br/title/80168188

Mission Blue

Esse documentário levou mais de quatro anos para ser filmado e acompanha a oceanógrafa Sylvia Earle em seus esforços para preservar o oceano.

A narrativa varia entre entrevistas com a própria Sylvia, cenas dela na água durante suas pesquisas e depoimentos de amigos, colegas de trabalho e da família.

Trazendo partes da vida pessoal e profissional de Sylvia, esse é um daqueles documentários em que você nem sente o tempo passar.

Duração: 1h40

Você pode assistir na Netflix:  https://www.netflix.com/br/title/70308278

Oceanos de Plástico

Nesse documentário podemos ver como o plástico descartado indevidamente em terra firme chega aos mares e afeta a vida marinha.

Além de conversar com cientistas de vários países, a equipe de filmagem também conversou com moradores e pessoas que dependem da pesca.

Esse documentário traz bastante informações na primeira parte e oferece algumas soluções a curto e longo prazo para reverter a situação.

Duração: 1h42

Você pode assistir na Netflix:  https://www.netflix.com/br/title/80164032

Blogs Unicamp

Bióloga, doutoranda em Biologia Tecidual e ilustradora. Experiência com materiais de divulgação de eventos acadêmicos, ilustrações didáticas e científicas.