Aumento da temperatura do oceano torna predadores mais famintos

Coautor: Eyder Gomes Uma pesquisa em escala global publicada na revista Science procurou saber sobre o aumento do apetite de peixes predadores de acordo com a temperatura dos oceanos. Os cientistas descobriram que o impacto é maior em áreas mais quentes e, em escala menor, ou de nenhuma ação, em partes do oceano onde as águas são mais frias. Com isso, os predadores se tornam mais vorazes com o aumento da temperatura, fenômeno que já Leia mais…

Maretório: o impacto da maré nos territórios de comunidades costeiras

Surgido há 20 anos, este conceito ganha força em comunidades na defesa de seus territórios a partir do impacto das marés no cenário de mudanças climáticas Um conceito, uma história, um pedaço de cultura brasileira, uma luta das pessoas que precisam dos mangues para sobreviver. Marisqueiros, pescadores, pesquisadores, todos juntos em uma palavra: maretório. Maretório é uma junção de maré com território e muito utilizada pela população costeira do Brasil para se referir aos territórios Leia mais…

Avatar sensibiliza público para a preservação do oceano

Se a Amazônia inspirou e brilhou no filme Avatar (2009), agora é a vez do oceano invadir as salas de cinema e sensibilizar o público para a urgente necessidade de nos reconectarmos para preservá-lo. O diretor James Cameron, conhecido pelos filmes grandiosos como Titanic (1997) – que lhe deu o Oscar de melhor filme, direção, além de outros 11 – acerta ao dedicar a nova aventura Avatar: o caminho da água aos encantos do oceano, Leia mais…

Brasil ganha seu primeiro instituto nacional de pesquisas sobre o oceano

Decreto assinado no último dia 6 qualifica como organização sem fins lucrativos será instalada no Parque Tecnológico da UFRJ Por Livia Savoia O Brasil está no ranking dos países com menor percentual de investimento nas ciências do mar, principalmente quando se trata de ações sobre mudanças climáticas e monitoramento. Mas esse quadro deve mudar a partir da assinatura do decreto (no. 11.275) em dezembro passado que criou o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo).  O Leia mais…

Poluição de microplásticos no oceano exige substituição de materiais para mitigar impactos

Artigo publicado na última edição da revista científica Química Nova relata o impacto ambiental dos microplásticos, responsáveis pela poluição por meio da degradação de resíduos plásticos que chegam no oceano e rios, ou micropartículas com menos de cinco milímetros (<5mm) usadas na indústria cosmética e que não se dissolvem na água, e são prejudiciais ao oceano e à vida aquática. Os autores enfatizam a importância de entendermos os impactos para mitigar seus efeitos no ambiente, Leia mais…

Bactérias com alto potencial de degradação de petróleo pode minimizar impacto no ambiente

As bactérias descritas usam petróleo como fonte de carbono e energia. Achado contribui para ampliar os conhecimentos sobre o mecanismo da biorremediação, eficaz em desastres ambientais Pesquisa realizada próximo ao porto de petróleo da cidade de Karachi, no Paquistão, identificou quatro espécies de bactérias habitando corpos de peixes. Os pesquisadores da Kohat University of Science and Technology demonstraram que o grupo de bactérias Bacillus é o candidato com o maior potencial para a degradação de Leia mais…

Apenas 2,5% das águas brasileiras permanecem totalmente protegidas

Estudo aponta que as áreas marinhas aumentam em 45% a biodiversidade em relação a áreas desprotegidas Quanto mais áreas estiverem protegidas, menores serão os impactos na vida marinha. Segundo artigo publicado na última edição da revista Journal of Environmental Management será necessário aumentar o número total de  Áreas de Proteção Marinha (AMPs), que hoje representam apenas 2,5% do total no Brasil. Os autores Harildon Ferreira, Rafael Magris, Sergio Floeter e Carlos Ferreira, do ICMBio e Leia mais…

Ciência em Gotas: de gota em gota forma um oceano de conceitos

Para preservar, é preciso conhecer. O nosso intuito com a seção Ciência em Gotas é justamente esse, trazer conceitos relacionados ao oceano, para que possamos construir um arsenal de informações relevantes e direto ao ponto para quem não conhece muito sobre esse gigante salgado. Com isso, aproximamos as pessoas que não moram na costa brasileira da realidade do mar. Se você quer conhecer algumas palavras utilizadas na ciência para o estudo do mar, sobre animais Leia mais…

Marcas d’água traz vozes impactadas pelo oceano

O oceano impacta a cultura e a vida de todos nós, mesmo daqueles que vivem longe do mar ou mesmo que jamais puseram seus pés na areia ou experimentaram a água salgada nos lábios e seus efeitos nos cabelos e na pele. Nossa seção Marcas d’Água homenageia brasileiras e brasileiros cujas vidas são marcadas pelo gigante azul de formas bastante distintas. Já são mais de duas dezenas de depoimentos nas vozes de cientistas, pescador, poeta, Leia mais…

Educação para além-mar compartilha a cultura oceânica através de projetos educacionais inovadores

A educação é um processo onde ocorre o encontro de ideias e troca de saberes. Ela é um dos pilares estruturantes para formação de cidadãos conscientes capazes de resolver conflitos evitando impactar negativamente o meio ambiente que cercam nossa rica e vasta biodiversidade. A seção Educação para além-mar resgata projetos educacionais que valorizam saberes tradicionais e saberes científicos para a promoção da cultura oceânica. Um compromisso para promover a conscientização marinha, por meio de propostas Leia mais…

Skip to content