Aumento da temperatura do oceano torna predadores mais famintos

Coautor: Eyder Gomes Uma pesquisa em escala global publicada na revista Science procurou saber sobre o aumento do apetite de peixes predadores de acordo com a temperatura dos oceanos. Os cientistas descobriram que o impacto é maior em áreas mais quentes e, em escala menor, ou de nenhuma ação, em partes do oceano onde as águas são mais frias. Com isso, os predadores se tornam mais vorazes com o aumento da temperatura, fenômeno que já Leia mais…

Maretório: o impacto da maré nos territórios de comunidades costeiras

Surgido há 20 anos, este conceito ganha força em comunidades na defesa de seus territórios a partir do impacto das marés no cenário de mudanças climáticas Um conceito, uma história, um pedaço de cultura brasileira, uma luta das pessoas que precisam dos mangues para sobreviver. Marisqueiros, pescadores, pesquisadores, todos juntos em uma palavra: maretório. Maretório é uma junção de maré com território e muito utilizada pela população costeira do Brasil para se referir aos territórios Leia mais…

Bactérias com alto potencial de degradação de petróleo pode minimizar impacto no ambiente

As bactérias descritas usam petróleo como fonte de carbono e energia. Achado contribui para ampliar os conhecimentos sobre o mecanismo da biorremediação, eficaz em desastres ambientais Pesquisa realizada próximo ao porto de petróleo da cidade de Karachi, no Paquistão, identificou quatro espécies de bactérias habitando corpos de peixes. Os pesquisadores da Kohat University of Science and Technology demonstraram que o grupo de bactérias Bacillus é o candidato com o maior potencial para a degradação de Leia mais…

Apenas 2,5% das águas brasileiras permanecem totalmente protegidas

Estudo aponta que as áreas marinhas aumentam em 45% a biodiversidade em relação a áreas desprotegidas Quanto mais áreas estiverem protegidas, menores serão os impactos na vida marinha. Segundo artigo publicado na última edição da revista Journal of Environmental Management será necessário aumentar o número total de  Áreas de Proteção Marinha (AMPs), que hoje representam apenas 2,5% do total no Brasil. Os autores Harildon Ferreira, Rafael Magris, Sergio Floeter e Carlos Ferreira, do ICMBio e Leia mais…

Ciência em Gotas: de gota em gota forma um oceano de conceitos

Para preservar, é preciso conhecer. O nosso intuito com a seção Ciência em Gotas é justamente esse, trazer conceitos relacionados ao oceano, para que possamos construir um arsenal de informações relevantes e direto ao ponto para quem não conhece muito sobre esse gigante salgado. Com isso, aproximamos as pessoas que não moram na costa brasileira da realidade do mar. Se você quer conhecer algumas palavras utilizadas na ciência para o estudo do mar, sobre animais Leia mais…

Marcas d’água traz vozes impactadas pelo oceano

O oceano impacta a cultura e a vida de todos nós, mesmo daqueles que vivem longe do mar ou mesmo que jamais puseram seus pés na areia ou experimentaram a água salgada nos lábios e seus efeitos nos cabelos e na pele. Nossa seção Marcas d’Água homenageia brasileiras e brasileiros cujas vidas são marcadas pelo gigante azul de formas bastante distintas. Já são mais de duas dezenas de depoimentos nas vozes de cientistas, pescador, poeta, Leia mais…

Educação para além-mar compartilha a cultura oceânica através de projetos educacionais inovadores

A educação é um processo onde ocorre o encontro de ideias e troca de saberes. Ela é um dos pilares estruturantes para formação de cidadãos conscientes capazes de resolver conflitos evitando impactar negativamente o meio ambiente que cercam nossa rica e vasta biodiversidade. A seção Educação para além-mar resgata projetos educacionais que valorizam saberes tradicionais e saberes científicos para a promoção da cultura oceânica. Um compromisso para promover a conscientização marinha, por meio de propostas Leia mais…

Três documentários para te ajudar a entender as ameaças ao Oceano

Além de ser o maior ecossistema do planeta, cobrindo aproximadamente 70% da Terra, o oceano ainda é responsável por estabilizar o clima, armazenar carbono e produzir oxigênio. Mas, apesar de seu valor, os ambientes marinhos têm sofrido com as mudanças climáticas, destruição de habitats e super exploração. Separamos aqui 3 documentários para você conhecer mais sobre esses problemas: Em busca dos corais Em busca dos corais conta com uma equipe eclética (formada por um publicitário, Leia mais…

Semeando a cultura oceânica em escolas de todo Brasil

O projeto intitulado como “Maré de Ciência” reuniu no ano passado 70 instituições de ensino de todo o Brasil para participarem do Desafio Oceano na Educação. Cada escola desenvolveu uma ação voltada para o Oceano. E todas elas foram desenvolvidas por alunos do ensino fundamental e médio com auxílio de seus professores. Ouça nosso Podcast abaixo: Para saber um pouco mais sobre o projeto, entramos em contato com um dos coordenadores, Ronaldo Christofoletti que é Leia mais…

A Comunidade Indígena Tremembé e o Manguezal

Você sabia que no dia 19 de abril é celebrado o dia da Resistência Indígena, tradicionalmente conhecido como Dia do Índio? E para além dessa data tão importante, o mês de abril agora é inteiro dedicado à luta dos povos indígenas, a fim de dar visibilidade às pluralidades dos 305 povos indígenas espalhados pelo nosso Brasil. No post de hoje daremos visibilidade aos Tremembé, este povo cuja história é marcada por lutas e conquistas. Desde que Leia mais…

Skip to content