Oi, eu sou Unicamp! Vamos brincar?

Anota aí, vai ser dia 26/10, um sábado!

Vai ser assim…

Pede para a sua mãe ou o seu pai colocarem o relógio para despertar bem cedinho, lá pelas 7 da matina. Ahhh…. pára de reclamar, nem é tão cedo assim.

Você sabia que eu nunca durmo?

Depois toma um café da manhã de campeões. Eu estou te dizendo… Se prepara… o dia vai ser irado!

Na mochila não esquece de colocar o boné, a garrafinha d’água, uma camiseta extra (sim!!! tem atividade que molha também!!!), um agasalho para o friozinho do início da noite (sim!!! vai ter noite no Museu também!!!) e eu sei que você acha protetor solar totalmente desnecessário, mas o pessoal que trabalha comigo já me mostrou que essa coisa melequenta é importante mesmo!

Ahhh, e já que falei do pessoal que trabalha comigo, não sai de casa sem escovar os dentes hein???

Celular??? Só se for para tirar foto… porque eu duvido que você vai lembrar do seu joguinho quando chegar aqui. Mas se for para tirar foto, melhor trazer o cabo para carregar a bateria, porque você vai ver… Aqui é lindo demais!!! Sua mãe vai ficar popular de tanta curtida!

Avisa todo mundo que pode vir com calma, as ruas vão estar calmas, e terão vagas de estacionamento por todos os lados, reservamos um ônibus só para levar vocês de lá prá cá. Apesar de eu nunca dormir, eu dou uma desacelerada aos finais de semana para conseguir ouvir os passarinhos…

Ahhh, não esquece o seu roteiro!

Como assim: “Que roteiro?”

Afff, sua sorte é que eu adoro ensinar todo mundo.

Vai ter muita coisa acontecendo criança!

Vou te dar um exemplo:

Você pode primeiro querer ir ao Museu de Informática e descobrir como que o pessoal trabalhava nos computadores antigamente e colocar a mão-na-massa para descobrir o que é essa coisa de máquinas que ficam inteligentes sem ir à escola!

Depois você pode ir para o Instituto de Fisíca descobrir como que a luz faz coisas incríveis e entrar num verdadeiro filme de ficção científica. Só que vai ser tudo DE VERDADE!!!

Depois corre para o Instituto de Biologia para ver peixe voador, peixe nadando, uma cidade de formigas, borboletas, mariposas e muito, muito mais!

Se você ouvir um barulho mais forte e crianças gritando, não se assuste! São os foguetes que estarão sendo lançados ali pertinho. Corre lá para construir o seu!

Saco vazio não pára em pé! Vai ter um pessoal ensinando isso para você também! Então é melhor dar uma paradinha rápida! Que tal um piquenique debaixo de minhas lindas árvores?

Depois você pode ir para o Instituto de Geociências! Pensa numa aventura geológica e um lugar com esqueleto de DINOSSAURO!!!

Agora se prepara: é hora de subir ao topo!

Vamos ao Museu Exploratório de Ciências colocar a mão na massa, correr, balançar, conhecer uma estação meteorológica de pertinho, ver o pôr-do-sol e… olhar as estrelas!!!

UFA!!!

Entendeu agora porque tem que ter um roteiro e um mapa??? Senta lá com seu pai e sua mãe agora (já! agora mesmo!) e bola um roteiro bem legal e depois compartilha comigo para eu saber qual é!

Vou estar pertinho de você a todo momento para nós brincarmos muito!!! E quem sabe um dia a gente não estuda juntos?

 


A MUPA, ou o MUPA (Museus da Unicamp de Portas Abertas) é um evento inédito na Unicamp, que fechará a 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, uma clara referência ao Unicamp de Portas Abertas (UPA), é uma iniciativa conjunta de museus, mostras de laboratórios e projetos de pequisa da Unicamp e tem sido preparado com muito carinho por docentes, cientistas e alunos da Unicamp, para que famílias inteiras possam conhecer e aproveitar um pouco mais desse grande espaço público que é nossa Universidade.

Para maiores informações:
http://www.mc.unicamp.br
museu@unicamp.br
(19) 3521-1816

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paula D. Paro Costa

Cientista desde o nascimento, Engenheira e Professora da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, na Unicamp. Atua nas áreas de processamento digital de imagens, aprendizado de máquina, ciência dos dados e computação afetiva. Nas horas vagas, trabalha para que crianças e jovens tenham contato com as áreas de ciências, engenharia e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *