Engenharia e Ciência dos Dados também serão destaque no Fórum Clima & Saúde

Passado um longo hiato, cujas justificativas podem ser encontradas aqui, é com grande alegria que o XaoQuadrado reaquece suas turbinas com um tema prá lá de relevante, urgente e necessário.

Enquanto alguns ainda parecem se encontrar em “estado de negação” da existência das mudanças climáticas, cientistas e engenheiros brasileiros já estão debruçados sobre os problemas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Visando avançar no conhecimento desta área fortemente multidisciplinar, acontece na próxima quarta-feira, dia 28/08, o Fórum Clima & Saúde, no contexto do programa Fóruns Permanentes da DCult/PROEC/Unicamp, no Centro de Convenções da Unicamp.

O Fórum está organizado em torno de três eixos principais. O eixo da Saúde que contará com palestras selecionadíssimas que versarão sobre o impacto do clima e das mudanças climáticas em parâmetros biológicos humanos. O eixo do Clima versará sobre as mudanças climáticas no contexto brasileiro, seus impactos sociais e as projeções futuras. Finalmente, o eixo da Ciência dos Dados e da Engenharia, trará um forte enfoque sobre como essas áreas podem ajudar na mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas.

O evento contará com algumas palestras particularmente interessantes para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia e Ciência da Computação.

Às 14:00h, a palestra do Prof. Plinio Morita, coordenador do Ubiquitous Health Technology Lab (UbiLab), da Universidade de Waterloo, fará a palestra “The Role of IoT on Global Health and Environmental Surveillance Programs”. O Prof. Plinio teve parte da sua formação na Unicamp e a palestra será realizada em português.

Em seguida, uma das cientistas brasileiras de maior renome na Computação, a Profa. Agma Traina do ICMC USP, apresentará a palestra “Conquistando Conhecimento a partir de grandes bases de Dados Complexos: Apoio Sistemas Clínicos de Saúde e Ensino”.

O Dr. David Lapola, brilhante jovem pesquisador (um dos contemplados pelo financiamento do Instituto Serrapilheira), falará sobre como dados disponíveis publicamente ajudaram a identificar “Quem são e onde estão os mais afetados pelas altas temperaturas nas grandes cidades brasileiras?”

Finalmente, o experiente professor da FEM, Prof. Gilberto Januzzi falará sobre: “Conforto térmico, transição energética e mudanças climáticas no Brasil”.

O evento é gratuito!

A programação completa e as inscrições podem ser realizadas pelo site dos Fóruns Permanentes.

Paula D. Paro Costa

Cientista desde o nascimento, Engenheira e Professora da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, na Unicamp. Atua nas áreas de processamento digital de imagens, aprendizado de máquina, ciência dos dados e computação afetiva. Nas horas vagas, trabalha para que crianças e jovens tenham contato com as áreas de ciências, engenharia e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *