O Azar do Lorde Boros

Lorde Boros é um personagem do anime One Punch Man, cujo combate direto contra o Saitama (o protagonista) ocorre nos episódios 11 e 12 da primeira temporada. Lorde Boros é o líder de um grupo de alienígenas que já dominaram/destruíram vários planetas pelo universo até chegarem na Terra. Porém nesta luta ele foi vítima de um azar (literalmente) astronômico… para entender o que aconteceu e como Lorde Boros a menos deste azar teria vencido o “invencível”, precisamos falar um pouco de matemática com astronomia.

Em poucas palavras, One Punch Man tem como protagonista o herói Saitama, que por algum motivo que nem ele mesmo entende, ficou super poderoso e careca. Dessa forma, seus inimigos não resistem a sequer um soco do herói (por isto o nome do Anime: Homem de um só soco). Para contextualizar o evento que será tema desta discussão, narrarei como ocorreu… mas se quiser mais emoções, recomendo que assista ao episódio 12 da 1a temporada de One Punch Man.

Lorde Boros veio para a Terra guiado por uma profecia sobre um inimigo à sua altura… após 20 anos de viagem pelo universo, chega no nosso planeta já destruindo uma grande cidade com apenas um ataque de sua nave espacial. Saitama vai enfrentá-lo e o combate é desproporcional, pois Lorde Boros se esforça ao máximo com sua super força, super velocidade, super agilidade, super resistência, manipulação de energia, regeneração instantânea e habilidades avançadas de combate… mas o herói em uma demonstração sincera de tédio chega a perguntar se a batalha já acabou? Percebendo o abismo entre seus poderes, Lorde Boros ativa seu “Meteoric Burst” utilizando praticamente o máximo de sua energia vital, sacrificando sua expectativa de vida e iniciando uma série absurdamente rápida e poderosa de ataques, encerrando com um super chute que faz Saitama colidir com a Lua de forma quase instantânea. Saitama usando a Lua como apoio, salta de volta para a Terra afim de continuar o combate… que leva à destruição do Lorde Boros sem que realmente o Saitama tenha levado a luta a sério, dizendo a ele nos seus últimos momentos que a luta foi “difícil”, apenas por respeito ao esforço empenhado do Lorde Boros em derrotá-lo.

Chute de Lorde Boros que arremessou o Saitama (o careca de capa) quase imediatamente para a Lua.

Admito, a primeira vez que a gente assiste é impressionante… nem mesmo mandando Saitama para o espaço, foi possível destruí-lo… e ele voltou na mesma hora, colocando terror na entidade que veio destruir nosso planeta… Mas depois de assistir pela 3a vez começamos a perceber várias incoerências matemáticas/astronômicas:

1) A que velocidade Saitama foi lançado até a Lua?

2) Quais as chances de jogando alguém para o espaço a uma velocidade absurda o sujeito atinja a Lua?

3) Se ele não atingisse a Lua, o que aconteceria?

Algumas medidas aproximadas que precisamos ter em mente para continuar discussão:

Diâmetro da Lua: 3.474,2 km;

Diâmetro da Terra: 12.742 km;

Distância entre a Terra e a Lua: 384.400 km.

Para melhor compreender o significado destes tamanhos e distância, apresento na figura abaixo a Terra, a Lua e sua distância em escala relativa aos seus tamanhos representados.

Terra e Lua, ambas em tamanho e distância proporcional.

Respondendo a pergunta 1

Para determinar a velocidade do Saitama ao ser lançado até a Lua, se conhecemos a distância da Terra até a Lua (384.400 km) podemos calcular sua velocidade de viagem como 384.400/número-de-segundos = velocidade em km/s. Ou de forma contrária, se conhecemos a velocidade em km/s, podemos calcular o tempo de viagem.

Considerando que nenhuma velocidade neste universo seja superior à da luz (299.792 km/s), seu tempo mínimo de viagem durará 1,28s. Por outro lado, se o golpe do Lorde Boros lançasse Saitama na mesma velocidade da nave mais rápida já construída pelo ser humano na realidade… Saitama levaria quase uma hora e meia para colidir com a Lua… considerando que o protagonista não perdeu a consciência após o golpe, isto seria uma viagem extremamente entediante.

Dessa forma, cabe decidir apenas quanto tempo imaginamos que o Saitama ficou voando até colidir com a Lua. Analisando a cena do anime é difícil determinar de modo preciso quanto tempo levou, mas podemos estimar com uma margem de acerto relativamente larga, que este evento durou entre 2 segundos e 1 minuto. No gráfico a seguir você pode escolher o tempo (eixo horizontal) em segundos e determinar então a velocidade (eixo vertical) em km/s que Saitama viajou.

Gráfico de velocidade por tempo de colisão do Saitama entre Terra-Lua.

Respondendo a pergunta 2

Para determinar a chance de chutar alguém ao espaço a uma velocidade absurda e atingirmos a Lua, vamos supor que o Lorde Boros chutou Saitama em uma direção exatamente oposta à força gravitacional da Terra. Vamos considerar a Lua como um alvo circular com diâmetro de 3.474,2 km a uma distância de 384.400 km. Assim, para atingir o alvo, ele poderia estar desalinhado do seu centro a no máximo 0,26 graus.

Ignorando o movimento de translação da Lua em relação à Terra e a inclinação orbital de 15 graus da Lua em relação ao eixo da Terra, dividimos o período de rotação da Terra no próprio eixo (24 horas), em relação ao ângulo necessário para atingir a Lua. Chegamos que apenas por 124 segundos ao dia, estaríamos na posição correta para atirar o Saitama de modo que ele atinja a Lua. Considerando que Lorde Boros não escolheu um horário para atacar a Terra, a chance dele dar este golpe nesta exata ocasião é de aproximadamente 0,14%.

Parece muito azar ter acontecido isto… mas se formos pensar, Lorde Boros também não escolheu uma posição da Terra para atacar… ou seja, a chance dele ter escolhido uma posição que esteja exatamente acima do eixo orbital da Lua (no respectivo hemisfério), seria de aproximadamente 0,14% (estamos supondo a Terra como uma esfera perfeita). Assim, a chance do Lorde Boros ter acertado a Lua é a probabilidade destes dois eventos ocorrerem, aproximadamente 0,00002%.

Respondendo a pergunta 3

Se o Saitama não tivesse acertado a Lua, seu ponto de apoio mais próximo seria Vênus. Este é o corpo celeste após a Lua que chega a uma menor distância da Terra, podendo se aproximar do nosso planeta até uma distância de 38.000.000 km (cerca de 100 vezes mais distante do que a Lua está da Terra).

Mesmo viajando na velocidade da luz, Saitama levaria no mínimo 126 segundos (sem falar na improbabilidade de atingir Vênus ser bem maior do que de atingir a Lua). Mas isto significa que até ele retornar na melhor das hipóteses, daria para Lorde Boros no mínimo 252 segundos (4 minutos e 12 segundos)… tempo para usar sua técnica máxima que segundo ele mesmo, seria capaz de destruir toda a superfície da Terra.

Assim, tirando o azar de ter Saitama como seu inimigo… Lorde Boros teve novamente o azar da Lua estar exatamente acima deles na ocasião que deu seu super chute no Saitama… um azar de proporção astronômica que você pode testar se o mesmo aconteceria com você jogando uma simples moeda… se ela cair 19 vezes seguidas em coroa, significa que você no lugar de Lorde Boros sofreria deste mesmo azar.

2 thoughts on “O Azar do Lorde Boros

  • 17 de dezembro de 2021 em 13:42
    Permalink

    Um objeto com o peso do Saitama arremessado a essa velocidade deveria ter causado um dano maior na lua, não?

    Resposta
    • 17 de dezembro de 2021 em 15:39
      Permalink

      Não tinha pensado nisso, nem sei direito como tentar calcular isso… mas quando falamos em corpos se movendo em frações próximas da velocidade da luz, há um ganho de massa absurdo… desse modo realmente, Saitama poderia muito bem (sem fazer as contas) ter atravessado direto o núcleo da Lua e seguido desenfreado ao universo.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content